O que é uma autobiografia? Tipos, estrutura e como montar a sua!

  • 1 Comment

Autobiografias são bastante populares no mercado, tanto para leitores, quanto para escritores. 

Como seres humanos, nos atraímos pelas conquistas e desafios vencidos de outras pessoas, assim como gostamos de compartilhar nossas vivências a partir da escrita.

No artigo a seguir, vamos descobrir o que é uma autobiografia, quais os tipos de autobiografia existentes, quais são suas características principais e como escrever a sua própria autobiografia.

Autobiografia

O que é uma autobiografia?

A autobiografia é um gênero literário no qual o autor narra a própria vida, ou um pedaço dela. 

Uma autobiografia pode ser escrita em diversos formatos, como um diário, a partir de memórias, poemas e, até mesmo, canções.

Qual a diferença entre biografia e autobiografia?

Uma biografia é o relato do autor sobre uma pessoa, ela podendo ser famosa ou não. Já a autobiografia é o próprio autor relatando sobre a sua vida, onde não há espaço para a ficção. 

Além disso, a biografia geralmente é escrita em terceira pessoa, dando a visão ‘de fora’ da história, enquanto a autobiografia é escrita em primeira pessoa, uma vez que é o próprio autor relatando fatos importantes da sua vida.

Tipos de autobiografia

É bastante comum você encontrar diversos tipos de autobiografia. As mais comuns são:

Diário

Em que o autor usa como base para a sua narrativa acontecimentos descritos no passado, seja em um caderno ou em anotações. 

Uma das características mais comuns desse tipo são as datas, presentes no texto para dar um direcionamento melhor dos fatos para o leitor.

Memórias

Como o próprio nome já diz, o autor usa de suas memórias para contar fatos marcantes em sua vida. 

Ela serve também para contar sobre experiências passadas, ou até mesmo, sobre pontos importantes na sua infância, por exemplo.

Poema

Uma forma lúdica e interessante de se escrever uma autobiografia é através de um poema. Por ser um texto menor, o autor pode brincar e transformar o texto em algo mais leve, porém, ainda com um peso emocional.

Música

Uma segunda forma mais ‘simples’ de escrever uma autobiografia é apostar na música. É bastante comum que canções contêm as histórias de seus compositores, através de suas letras.

Diferenças da autobiografia documental e ficcional

A autobiografia ficcional utiliza-se da ficção para contar a história do autor. Ele pode escolher escrever em terceira pessoa e mudar alguns elementos para dar um ar mais dramático à sua narrativa ou reconstruir memórias em cenas, a fim de ilustrar melhor certas passagens.

Já a autobiografia documental utiliza registros e fatos verídicos do próprio autor para compor a sua obra. Nesses casos é bem difícil achar algum elemento ficcional, uma vez que o autor foca em aproximar-se dos fatos ocorridos em sua vida o máximo possível.

Estrutura de uma autobiografia

Para reconhecer e colocar em prática a escrita de uma autobiografia, é importante conhecer a estrutura dela. 

O gênero aborda sempre a vida do autor e a escrita em primeira pessoa, já que é sobre ele mesmo que o assunto se refere. 

A autobiografia foca em experiências, situações já vividas e lembranças sobre o passado. Um ponto importante são as datas, locais, o pessoal e o profissional, etc.

Acima de tudo, autobiografias contam histórias. Elas precisam passar uma mensagem para o leitor, ilustrando aprendizados, vitórias, desafios e oferecendo reflexões e lições de vida.

Características de uma autobiografia

  • Narrativa com foco na vida do autor;
  • Escrita em primeira pessoa;
  • Ordem cronológica dos fatos descritos;
  • Foco em experiências, vivências, fatos e outros pontos fortes do autor;
  • Uso de marcadores temporais (na infância, no passado, na adolescência);

Exemplos de autobiografias

  • Palavras – Jean-Paul Sartre;
  • O Diário de Anne Frank;
  • Barack Obama: A Origem dos Meus Sonhos;
  • Minha Vida – Charles Chaplin;
  • Eu sou Malala – Malala Yousafzai;
  • Rita Lee: Uma Autobiografia;
  • Cadernos de Lanzarote – José Saramago;

Como escrever uma autobiografia?

Para você que quer começar a escrever sua autobiografia, aqui vão algumas dicas:

1. Seja você mesmo

Isso é muito importante, uma vez que você estará conversando com o leitor. Não tenha medo de expor suas opiniões e gostos, afinal as pessoas querem conhecer você a fundo e a autobiografia é uma forma disso acontecer.

2. Faça uma pesquisa

Sabemos que o texto será baseado em acontecimentos da sua vida, mas para que alguns detalhes fiquem claros é interessante fazer uma pesquisa com seus familiares, amigos de infância ou escola. 

Assim você terá uma noção maior do que seria interessante adicionar ou não na sua autobiografia, além de recordar fatos do ponto de vista de outras pessoas.

3. Converse com o leitor

Para criar uma atmosfera mais intimista e que envolve o leitor, aja como se estivesse conversando com ele numa roda de amigos e decidiu contar um pouco da sua vida. 

Isso faz com que o leitor se prenda a sua história, além de trazer ele para a sua vida enquanto lê.

4. Escolha bem suas histórias

Não torne sua autobiografia apenas um livro onde você conta suas conquistas. Escolha bem as histórias que você irá contar, sejam elas episódios bons ou ruins da sua vida. Isso ajuda a mostrar um lado mais ‘humano’ do autor e conquista a atenção do leitor.

Além disso, procure sempre ter um propósito por trás do que você está contando. Por que outras pessoas deveriam ler essa passagem? O que elas irão aprender ou tirar da sua história?

5. Organize-se

Para encaixar tudo em uma ordem coerente e que faça sentido, é sempre bom você se organizar.

Crie uma linha do tempo com datas e locais importantes da sua vida. Um leitor não vai querer continuar lendo algo que é uma grande bagunça e o deixa confuso.

6. Escreva um rascunho

Para estruturar uma boa história, é bom você começar por algum lugar. Por isso, antes de mais nada, escreva um rascunho com as ideias principais e depois adicione outros elementos de complemento. Além de se organizar melhor, você terá uma noção do que quer ou não na sua autobiografia.

7. Peça opiniões de terceiros

Mesmo que seja a sua história, é muito importante que outras pessoas mais próximas possam ler. Isso ajuda você a pescar erros e saber o que precisa ser mudado em seu texto. 

Além disso, detalhes podem ser relembrados com melhor clareza por essas pessoas próximas que terão acesso a sua obra.

E então, pensando em escrever a sua autobiografia? Confira as nossas dicas de como escrever bem e continue aprendendo sobre o tema!

1 thought on “O que é uma autobiografia? Tipos, estrutura e como montar a sua!”

  1. Maria Ana S. Castro

    QUERO SABER A ORGANIZAÇÃO DENTRO DOS ESCRITOS, SE TEM “INTRODUÇAO”, “APRESENTAÇÃO”, “RESUMO”, “DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO”?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *