Como Escrever um Poema? Confira o Passo a Passo!

A poesia, assim como outros gêneros textuais, é uma forma de expressão artística, que se utiliza da linguagem humana para retratar algo. Muitas pessoas que estão começando na carreira da escrita ou que pensam em escrever e em explorar seus dons literários escolhem começar pela poesia, partindo da escrita de poemas.

Nesse artigo, você descobrirá como escrever um poema, a estrutura de um poema e as particularidades desse tipo de texto. Está pronto para desmistificar a poesia e a sua escrita?

O que é poesia?

A palavra poesia vem do grego poiésis que significa “ato de criar algo”. A poesia pode ser caracterizada como um gênero literário, o gênero lírico, que expressa de forma subjetiva as emoções, desejos e ideias do escritor em textos literários. Mas ela é mais do que isso. 

Para Aristóteles, em seu livro Poética, a poesia é a imitação das emoções humanas. Pois o conceito central da filosofia estética dele é a mimèsis, que postula que as artes são imitações da natureza, de eventos, ações, caráter e também das emoções humanas.

Dessa forma, a poesia é a comunicação, que se utiliza de palavras ou não, carregada de conteúdos psíquicos. Ou seja, a poesia é utilizada para demonstrar sentimentalidade na qual as palavras podem possuir significados diferentes dos seus habituais apresentando um aspecto de transcendência. 

como escrever um poema

O que é um poema?

Geralmente poema e poesia são vinculados, mas eles não são a mesma coisa. Enquanto a poesia pode ser associada a todo o tipo de comunicação, sendo imaterial, o poema é um gênero textual com características e estrutura próprias e relacionado ao gênero literário da poesia.

Como gênero textual, o poema possui algumas características que o fazem único e diferente dos demais. No entanto, um poema é muito mais do que formas fixas de versos e estrofes, ele pode ser em prosa, construir elementos visuais, e não possuir rimas e nem métrica.

Isso ocorre a partir da literatura contemporânea em que os poemas recorrentes, que apresentavam formas fixas, foram sendo substituídos pelos poemas de verso livre, que não precisam de métrica e nem rima, e seus significados e suas palavras são seu foco.

As principais características de um poema

Um poema deve ser sentido, assim como deve ser escutado. Ou seja, o leitor deve perceber o texto poético pelo ouvido, além de compreender o poema por meio dos sentimentos e emoções, e não pelo racional.

Mesmo assim, os poemas se caracterizam por apresentar estruturas. Mesmo que não seja um poema de forma fixa, os de forma livre apresentam uma estrutura externa, mas que não é rígida. 

Portanto, um poema apresenta uma estrutura interna que engloba tema, linguagem, discurso, opinião do autor e o eu-poético. Além disso, possui uma estrutura externa, que é caracterizada por possuir os aspectos formais do poema como versos, estrofes, rima e métrica. 

Estrutura de um poema

Um texto poético pode apresentar forma livre ou forma fixa. Apresentaremos as estruturas recorrentes em ambos, sendo possível escolher escrever o que desejar. 

Os poemas de forma livre possuem versos livres, ou irregulares, os quais não possuem um padrão de métrica e nem de estrutura definidos. Eles passaram a ser usados na poesia contemporânea para romper com os padrões tradicionais subvertendo a forma poética clássica.

Já os poemas de forma fixa seguem à risca a metrificação e a versificação. A metrificação diz respeito ao quanto de sílabas poéticas cada verso possui, já a versificação é o grupo de elementos que constituem os textos poéticos.

como escrever um poema

Verso

O verso corresponde a cada linha do poema, sendo uma unidade poética. Eles podem ser:

  • Regulares: com métrica e rima, eles têm a mesma medida;
  • Livres: sem métrica e sem rima, possuem medidas diferentes sendo irregulares;
  • Brancos: podem apresentar métrica, mas não possuem esquema de rima.

Estrofe

A estrofe é o agrupamento de versos. Ela funciona como se fosse uma espécie de parágrafo. Elas são classificadas pelo número de versos que possuem:

  • Um verso: monóstico;
  • Dois versos: dístico;
  • Três versos: terceto;
  • Quatro versos: quadra ou quarteto;
  • Cinco versos: quintilha;
  • Seis versos: sextilha;
  • Sete versos: septilha;
  • Oito versos: oitava;
  • Nove versos: nona;
  • Dez versos: décima;
  • Catorze versos: soneto.

Métrica ou sílaba poética

Métrica é a medida dos versos. Ou seja, ele representa o número de sílabas que um verso possui, mas não estamos falando sobre sílabas gramaticais e sim sobre sílabas poéticas que constroem o ritmo do poema.

Para conseguir encontrar a métrica é necessário escandir o verso. Na escansão, os ditongos crescentes são parte de uma única sílaba, assim como duas vogais no final de uma palavra e início da outra também formam uma sílaba só.

Para escandir, é necessário ler o poema e ouvir quais são as suas sílabas poéticas.

Ritmo

O ritmo é o responsável pela estrutura melódica do poema. Portanto, ele está relacionado com a sonoridade e com a musicalidade e deve ser levado em conta na escolha das palavras do poema pelo escritor.

Ele também é marcado pela mescla entre sílabas átonas e tônicas dentro dos versos.

Rima 

A rima também é relacionada à sonoridade do poema. No entanto, essa sonoridade é feita pela semelhança sonora entre as palavras ou expressões e há poemas que não apresentam rima.

As rimas são comumente classificadas de acordo com a sua posição nas estrofes. 

  • Rimas cruzadas ou alternadas (ABAB): O primeiro verso rima com o terceiro e o segundo com o quarto. 
  • Rimas interpoladas (ABBA): O primeiro verso rima com o quarto e o segundo com o terceiro.
  • Rimas emparelhadas (AABB): O primeiro verso rima com o segundo e o terceiro com o quarto.
  • Rimas internas: As rimas são feitas no interior do verso, podendo rimar palavras do final com do interior ou apenas do interior com interior.
  • Rimas misturadas: O poema é classificado dessa forma quando não apresenta um esquema fixo de rima podendo apresentar diversas classificações no mesmo poema. 

Figuras de linguagem

As figuras de linguagem são muito utilizadas nos poemas. Isso ocorre porque elas proporcionam mais expressividade ao texto e conversam com os sentimentos do autor.

Dessa forma, as figuras de linguagem são empregadas em poemas com o intuito de reforçar a mensagem e os sentimentos do eu-lírico. Para que, com isso, o leitor possa se sensibilizar e se surpreender com o poema e, até mesmo, com o próprio eu-lírico.

Tamanho 

Não há um padrão ou regra para o tamanho de um poema. No entanto, poesias condensadas tendem a atrair mais a atenção do leitor.

Mesmo que você possa ter um cuidado se seu poema será longo ou curto, o que importa é o conteúdo transborde emoções e sentimentos e a escolha das palavras que faça com que isso seja absorvido e compreendido pelo leitor.

Como escrever um poema?

Os poemas são uma ótima forma de praticar e exercitar a escrita criativa e literária. Para escrever um poema, você precisa estar familiarizado com esse gênero textual, portanto ler poemas é algo fundamental para entender sua essência.

Além disso, é necessária a reflexão sobre o que é um poema e a apropriação de sua estrutura e de seus recursos poéticos são essenciais. Assim como a inspiração, que pode ser adquirida por meio de atividades ou sentimentos rotineiros, mas que só valerá quando os instrumentos de um poema forem dominados.

Para ser um bom autor de poema, você apenas precisa ler muito, além de conhecer também não só a poesia, mas diversos outros gêneros literários.

É necessário seguir instruções para escrever um poema?

Não há instruções para escrever um poema, e se você for seguir algo, siga seu sentimento, suas emoções e aproveite-se da sua inspiração.

No entanto, se você decidir escrever versos regulares é preciso seguir a estrutura de métrica, rimas, ritmos e verificação. 

É dessa forma, mesclando o emocional com a forma desse gênero poético, que você conseguirá exercer sua escrita criativa e escrever poemas! 

Caso esteja bloqueado e não saiba muito bem sair, que tal conhecer nossas estratégias para quebrar bloqueios criativos?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *