Escrita criativa: Como Ser Mais Criativo na Hora de Escrever

A escrita criativa faz parte da rotina de qualquer profissional que trabalhe escrevendo. Seja na literatura, na publicidade, na redação para a internet ou no marketing de conteúdo, a criatividade deve fazer parte de qualquer processo textual. 

No artigo de hoje, vamos entender o que é a escrita criativa e como desenvolvê-la. 

O que é escrita criativa?

A escrita criativa é a habilidade de construir textos interessantes, que cativam a atenção do leitor do começo ao fim. É a arte de fugir do óbvio, de construir algo novo, que agrade a sua audiência e agregue valor durante a leitura.

Falando dessa forma parece algo subjetivo e extremamente complicado, mas não é tão complexo assim. Isso porque a criatividade deve ser vista como uma forma inteligente de resolver um problema ou uma questão. 

Quanto você está construindo um texto e usa uma analogia para explicar algo de forma diferente para o seu leitor, que foge da explicação tradicional e otimiza a experiência de leitura,  é uma forma de escrita criativa. 

Quando um jornalista ultrapassa os tradicionais “o que, onde, quando, quem e porque” para iniciar uma matéria e modifica a estrutura para que ela fique mais interessante, é outra forma de aplicar a escrita criativa.

escrita criativa

O que é uma oficina de escrita criativa?

Uma oficina de escrita criativa é um curso prático, no qual você aprende mais sobre os fundamentos dessa habilidade e como exercitá-la de forma mais aprofundada. 

O direcionamento das atividades vai depender do seu interesse e da proposta de quem está realizando a oficina. Existem aulas voltadas para iniciantes, para escritores travados em algum bloqueio, para profissionais da área de exatas que querem escrever de forma mais criativa no dia a dia e etc.

Como desenvolver a criatividade na escrita?

Em primeiro lugar, é importante deixar claro que escrever de forma criativa é um processo. Muitas pessoas adiam projetos literários e enterram a vontade de escrever porque ficam aguardando uma grande ideia surgir em sua mente, um momento magnífico de inspiração e pura criatividade. Mas não é assim que funciona. 

O cérebro humano é preguiçoso. Ele sempre nos direciona para a resposta mais óbvia e padrão possível para consumir menos energia. Por esse motivo, para desenvolver a criatividade na escrita, é preciso se forçar a sair desse ciclo. 

Para escrever de forma criativa, é preciso ampliar a sua rede de conhecimento, escrever com frequência, ler mais e criar pequenos desafios ao longo do dia são formas de treinar o seu cérebro e ampliar cada vez mais a sua criatividade.

Leia também: Dicas de Escrita Criativa

Escrever de forma criativa é uma habilidade

A escrita criativa não é um dom que pessoas com talento literário nascem e por isso se tornam autores de best-sellers ou grandes roteiristas de cinema. Escrever de forma criativa é uma habilidade como qualquer outra, que precisa de treino, prática e exercício. 

Uma forma de ampliar sua criatividade na escrita é exercitando-a e existem várias formas de fazer isso. Você pode criar um blog pessoal e escrever um post todos os dias. Escreva pequenos contos e poesias, se o seu interesse é seguir para a área literária. 

Outro exercício interessante é se desafiar a escrever sobre temas fora da sua zona de conforto. Separe uma tarde e escreva um poema sobre um computador ou tente transformar a história de uma caneca em algo interessante.

Diversidade gera criatividade

A criatividade é a habilidade de combinar ideias e aplicá-las de forma original e diferente, a fim de solucionar um problema. Por isso, quanto mais diversificado e novo for o conteúdo que você consome, maior a probabilidade de você pensar em algo criativo.

Ler autores diferentes, ler artigos de áreas diferentes das quais você está acostumado, ver documentários e séries com propostas inovadoras é uma forma de ampliar sua zona de conforto. No fim das contas, a escrita criativa é olhar o mundo de forma diferente e se desafiar constantemente.

Escrita criativa para iniciantes: 

Em termos práticos, todos nós temos momentos de escrita criativa e às vezes fazemos isso sem perceber. O grande desafio não é aprender a escrever de forma criativa, mas a otimizar essa habilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *