Texto Dissertativo-Argumentativo: Dicas e Estrutura Básica

Um texto dissertativo-argumentativo é aquele que sempre irá buscar defender a sua ideia central por meio da argumentação. Ou seja, para defender o seu ponto de vista, o autor irá utilizar argumentos baseados em teorias e provas que sustentem a tese apresentada. 

O texto dissertativo-argumentativo é comumente conhecido por ser recorrente na vida escolar, principalmente em provas de vestibular, como o ENEM. No entanto, ele é usado em diversos outros momentos das nossas vidas. A seguir, confira dicas, a estrutura e a serventia de textos dissertativos-argumentativos no dia a dia. Vamos lá?

texto dissertativo-argumentativo

O que é um texto dissertativo-argumentativo?

O texto dissertativo-argumentativo é um tipo textual no qual o escritor precisa refletir sobre um tema. Essa reflexão exige que o autor crie uma tese e disserte sobre ela, de forma argumentativa, com o intuito de defender seu ponto de vista e convencer o leitor.

Para defender seu ponto de vista e persuadir o leitor, fazendo com que ele compreenda a su a tese, é necessário usar embasamentos teóricos e argumentos que comprovem seu ponto de vista sobre determinado tema.

Além disso, geralmente, esse gênero textual faz discussões sobre questões sociais e políticas que sejam relevantes para a atualidade, incentivando o senso crítico do escritor. 

Quais as características de um texto dissertativo-argumentativo?

Esse tipo textual é caracterizado pela defesa do escritor e do seu ponto de vista por meio de argumentos, opiniões e embasamentos teóricos. Ou seja, tudo exposto como argumento precisa ser fundamentado. 

Dessa forma, a principal característica de um texto dissertativo-argumentativo é o poder de argumentação do escritor. Por isso, sempre selecione ideias, opiniões, fatos e teorias que defendam e comprovem sua opinião e que persuadam o leitor de que o seu posicionamento está certo. 

É por meio de seus argumentos sólidos, que você irá persuadir e convencer o leitor a formar a mesma opinião que está sendo exposta no texto.

Sendo assim, o texto dissertativo-argumentativo deve ser construído com a terceira pessoa do plural, sendo impessoal. Além disso, a linguagem deve ser objetiva, e não subjetiva, de forma que você não deve usar verbos como “creio”, “acho” e “penso”, afinal você está apresentando fatos, dados e opiniões fundamentadas.

Como estruturar um texto dissertativo-argumentativo?

Um texto dissertativo-argumentativo apresenta a estrutura de uma dissertação, mas com um conteúdo que provoque o questionamento do leitor e o convença sobre a validade de sua proposta.

Dessa forma, a estrutura básica de um texto dissertativo-argumentativo é introdução, desenvolvimento e conclusão.

Introdução

A introdução do texto geralmente é feita em um único parágrafo, mas nada impede que o escritor utilize dois parágrafos para ela. Nela, será apresentado o tema e seus problemas, além da tese que será defendida.

Para despertar o interesse e curiosidade do seu leitor, é essencial que o escritor demonstre conhecimento e bagagem cultural relacionados ao tema. Assim como, deve-se contextualizar o tema historicamente, de forma que demonstrará que você entende sobre o assunto, sendo mais fácil de persuadir seu leitor.

Também é necessário que na introdução o autor deixe claro qual é a sua tese e seu posicionamento, além de um breve resumo que os apresente para o leitor. 

A importância da tese

Para começar um texto dissertativo-argumentativo, o escritor precisa criar uma tese. A tese é a opinião geral de quem está escrevendo o texto sobre o tema indicado. Também, ela é criada pelas relações de causa e consequência que abrangem o tema. 

A argumentação que o autor fará ao longo do texto, por meio de informações verídicas e opiniões, é feita para sustentar a tese e persuadir o leitor a concordar com ela. Além disso, ambas, tese e argumentação, precisam ser apresentadas de forma clara e objetiva no texto.

Desenvolvimento

É no desenvolvimento que ficarão explícitos os argumentos que sustentam a tese e também a persuasão do escritor perante o tema.

Geralmente, o desenvolvimento é escrito em dois ou mais parágrafos, e nele o autor desenvolve seu tema e se posiciona. É necessário que o posicionamento e a argumentação sejam baseados em fatos reais e comprovados e comprovem a tese.

Conclusão

Essa é a parte final do texto na qual devem ser retomadas as questões e temas expostos ao longo do texto. Essa retomada é feita por meio de um resumo claro, objetivo e breve e deve-se apresentar as respostas ou uma solução para a problemática apresentada pela tese.

Dicas para elaborar um texto dissertativo-argumentativo

Para elaborar um texto dissertativo-argumentativo, além de você precisar seguir a base estrutural e a defesa de uma tese por meio de dados, fatos, opiniões e argumentos, você precisará se atentar com o uso da norma culta da língua portuguesa, seja na gramática, ortografia ou coerência e coesão da língua.

Além disso, você precisa fundamentar seus argumentos. Para isso, é necessário ler variadas fontes diferentes, a fim de adquirir conhecimentos de diversas áreas. Com essas informações, você conseguirá entender o tema, construir uma tese e escolher quais argumentos te ajudarão a persuadir o leitor a aceitar seu ponto de vista.

Outra dica importante, principalmente em redações do ENEM, é que você sempre respeite e não fira os direitos humanos regidos pela ONU.

Texto dissertativo-argumentativo no ENEM

O texto dissertativo-argumentativo é muito exigido na vida dos estudantes, principalmente quando eles prestam o vestibular. A redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) sempre será regida por esse gênero textual.

Isso acontece, pois, esse gênero permite que o avaliador da prova de vestibular avalie diversos aspectos a respeito do conhecimento em língua portuguesa e geral do estudante. É por meio da redação do ENEM que os corretores verificam o uso da linguagem, conhecimento de regras gramaticais e ortográficas do português, e a argumentação, senso crítico e conhecimento a respeito do tema proposto.

Dessa forma, a redação do ENEM sempre exigirá que o estudante disserte, argumente e proponha soluções sobre o tema. E, em grande parte dos casos, o abordará questões sociais, políticas, culturais e científicas. 

Para que serve um texto dissertativo-argumentativo?

Como vimos, esse tipo textual tem como objetivo conseguir que o leitor concorde com a tese do escritor. Para obter eficácia em tal objetivo, o enunciador precisa de uma estratégia argumentativa que seja compatível com o conteúdo, com o intuito de persuadir quem está lendo.

Dessa forma, um texto dissertativo-argumentativo não serve apenas para ganhar uma nota alta na escola ou na prova do ENEM. Ele serve para que qualquer profissional saiba como desenvolver sua argumentação para convencer o leitor sobre uma opinião ou sobre um tema.

O que achou das nossas dicas para a construção de um texto dissertativo-argumentativo? Confira também o passo a passo de como elaborar um ensaio acadêmico e continue estudando sobre o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *