Ensaio acadêmico: O que é e Como Elaborar um Bom Ensaio

Durante o ensino superior, principalmente em faculdades de cursos de Ciências Humanas, o ensaio acadêmico é um tipo de avaliação bastante cobrada e recorrente. 

Por ser um elemento popular da vida acadêmica, é importante para quem deseja ingressar em uma universidade compreender o que é o ensaio acadêmico e como escrevê-lo.

No artigo a seguir, vamos entender melhor o que é um ensaio acadêmico, como elaborar um ensaio, assim como oferecer dicas para que você possa desenvolver um bom texto. Confira!

O que é um ensaio?

O ensaio é um gênero textual que tem como foco a construção de um texto opinativo. Em sua construção, misturam-se diversos gêneros textuais e é necessário um aprofundamento no assunto para conseguir embasar sua opinião.

Variando entre a escrita formal e informal, o que importa nos ensaios são as ideias, opiniões e impressões pessoais. No entanto, quando um ensaio é formal, ele é intitulado de ensaio acadêmico ou científico.

o que é um ensaio acadêmico

O que é um ensaio acadêmico?

O ensaio acadêmico em si é um texto formal, mas opinativo, que busca discutir um determinado tema expondo ideias do autor. E tudo isso com embasamento teórico. Além da formalidade e das ideias, outra característica  do ensaio acadêmico é o embasamento teórico que esse texto deve ter. 

Ou seja, quando você for criar um ensaio acadêmico, ele precisa apresentar relevância teórica e científica, contendo referências de livros e artigos científicos, entre outras.

O que escrever em um ensaio acadêmico?

Ao escrever um ensaio acadêmico você deve visar expor suas ideias e opiniões acerca de um determinado tema. Para isso é necessário que você tenha uma base, construída por meio de pesquisas referenciais, para conseguir compor sua tese e, depois, sua conclusão.

Dessa forma, não tenha medo em expor sua opinião, mesmo que ela problematize ou concorde com o assunto do texto. O principal em um ensaio acadêmico é a originalidade e o espírito crítico do autor.

Portanto, um ensaio acadêmico se baseia muito na interpretação avaliativa que o autor possui a respeito do tema em questão. Assim como na mescla entre essa interpretação e, mais ainda, domínio do assunto com a visão subjetiva do autor.

A originalidade do ensaio acadêmico é pautada em criar novas discussões acerca do tema, instigando novos posicionamentos, assim como a possibilidade de se criar novos debates.

Ou seja, o ensaio acadêmico se fundamenta na expressão de um autor crítico, pesquisador e original.

Qual é a estrutura de um ensaio acadêmico?

Assim como outros gêneros textuais, o ensaio acadêmico possui determinada estrutura que precisa ser seguida: 

  • Título/tema;
  • Introdução;
  • Desenvolvimento/fundamentação;
  • Conclusão;
  • Referências bibliográficas.

Como fazer um ensaio acadêmico?

Para desenvolver um ensaio acadêmico de qualidade, é importante que você leve em consideração alguns tópicos fundamentais:

Elabore uma tese ou assunto

A tese, ou assunto, é o primeiro fator que deve ser levado em conta na escrita de um ensaio acadêmico. Ela é a ideia principal do texto que deve ser defendida pelo autor e estar clara para os leitores.

Além disso, o autor precisa apresentar dados concisos e verdadeiros para defender sua tese. Ou seja, sempre apresente informações verdadeiras ao leitor.

Desenvolva uma boa introdução

Para o leitor ficar ciente de qual é o assunto do ensaio acadêmico, ele precisa aparecer já no título do texto e de forma sucinta, além de ser detalhado na introdução. Assim como, precisa ser desenvolvido na fundamentação do texto e apresentar desfecho na conclusão.

Na introdução, foque em apresentar ao seu leitor qual será o tema e como ele será explorado, assim como qual embasamento teórico você utilizará. Fora isso, a introdução precisa ser clara, despertar o interesse do leitor e apresentar como o restante do texto será organizado.

Fundamente o seu texto

Na fundamentação, você deverá expor seus pontos de vista e a teoria por trás deles, de forma a embasar suas ideias. Uma dica importante é sempre apresentar mais do que uma questão na fundamentação, utilizando um parágrafo para cada uma.

Além disso, crie coerência no seu texto ao empregar palavras de transição. Elas ligarão uma ideia a outra, deixando seu texto coerente e coeso.

Conclua o texto e apresente as referências bibliográficas

Já na conclusão é obrigatório reforçar e resgatar a ideia principal do seu texto. Dessa forma, o leitor verificará que seu texto tratou e embasou o tema satisfatoriamente. 

E, por último, nas referências bibliográficas você colocará quais materiais teóricos você utilizou para construir seu ensaio. Para isso, as normas ABNT devem ser seguidas.

ensaio acadêmico

Quem é o público alvo de um ensaio acadêmico?

Os leitores de um ensaio acadêmico são aqueles que pertencem à academia, como professores, alunos e outros pesquisadores, e interessados em geral no tema proposto.

Não importa quem seja o leitor de seu texto e sua atribuição, mas ele sempre irá esperar que você se posicione de uma forma clara e original em relação ao seu tema. Além de desejar que você defenda sua opinião com argumentos e embasamentos verdadeiros e sólidos.

Quais são as formalidades de ensaios acadêmicos? 

Dentro do mundo acadêmico, todas as produções de textos devem seguir as normas de padronização da ABNT. Portanto, ao escrever seu ensaio se atente a essas regras, lembre-se de seguir a padronização exigida do texto, assim como de citações e de referências bibliográficas.

Não se esqueça de citar todas as fontes utilizadas. Elas te auxiliarão a justificar sua ideia e na construção do seu texto.

Qual a diferença entre ensaio acadêmico e artigo científico?

Muitas pessoas se confundem em relação às diferenças entre o que é um ensaio acadêmico e o que é um artigo científico. Essa confusão é justificável, já que ambos se assemelham em diversos pontos.

Uma das diferenças é que um ensaio é, em tamanho, menor do que um artigo científico. Outra diferença é que, mesmo sendo formal e apresentando embasamento teórico, o ensaio é mais baseado em opiniões e vivências pessoais.

o artigo científico tem a proposta de comprovar dados obtidos por metodologias científicas. Ou seja, um artigo científico não apresenta visão pessoal do autor, apenas dados científicos e confirmados. É isso que diferencia o que é um ensaio acadêmico de um artigo científico.

Dicas para escrever um bom ensaio acadêmico

Como vimos, para escrever um bom ensaio acadêmico, você precisa escolher um tema que seja relevante e que seja pouco usual. De forma que você possa criar um texto repleto de originalidade.

Além disso, é indispensável que você busque referências teóricas e confiáveis. Isso é encontrado por meio da pesquisa exploratória que embasará sua argumentação. Após isso, você conseguirá organizar suas ideias para começar a escrever o texto.

Com as ideias organizadas, crie sua introdução de forma breve e objetiva. Depois desenvolva seu texto argumentando e colocando cada questão em um parágrafo. E por último, conclua seu ensaio resgatando as ideias gerais e criando um desfecho para ele.

Não se esqueça de sempre utilizar as normas da ABNT em todo o seu ensaio acadêmico, inclusive na criação de referências, ao final do texto, e de citações, sejam elas diretas ou indiretas.

É dessa forma que você conseguirá escrever um ensaio acadêmico. Viu como não é difícil saber o que é um ensaio acadêmico e como escrevê-lo?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *