Roteiro para Youtube: Entenda como Elaborar Um!

O roteiro, ou script, é um documento narrativo que tem como objetivo ser uma diretriz para uma gravação de uma produção audiovisual. 

Dessa forma, o roteiro é fundamental para orientar e conduzir todos os elementos envolvidos no processo de gravação e produção.

Para quem produz vídeos para o Youtube, o roteiro precisa ser visto como a base da produção de conteúdos digitais. Afinal, ele deixa seu conteúdo muito mais dinâmico, organizado, produtivo e interessante.

Para te ajudar nessa tarefa, construímos este artigo repleto de dicas sobre como fazer um roteiro para Youtube, qual a sua estrutura, destrinchando a fundo esse tema. Vamos lá?

roteiro para Youtube

A importância do roteiro para Youtube

Assim como é necessário um projeto arquitetônico para construir um edifício, fazer um vídeo também exige um roteiro. Afinal, gravar um vídeo não é apenas ligar uma câmera e falar o que você deseja e vem em sua mente. É necessário ter um planejamento antes.

O roteiro conterá orientações que atuarão como um guia e um planejamento para a produção do vídeo, contendo início, meio e fim.

Como fazer um roteiro para o Youtube?

Um bom roteiro busca pontuar estratégias para envolver o público geral e passar o conteúdo de maneira com que sua audiência consiga compreendê-lo facilmente.  Afinal, quanto mais atrativo for seu roteiro, mais visualizações e engajamento para seu vídeo.

Dessa forma, o roteiro não deve ser um texto corrido contendo apenas falas, mas sim um texto explicativo, descrevendo cada situação que será apresentada detalhadamente.

Portanto, na hora de criar um roteiro, crie um esquema pensando em cada ação, movimento e informações que serão apresentadas e quando elas ocorrerão e onde elas se encaixam na construção de uma história.

Além disso, seu roteiro deve constar desde a pré-produção, com a definição do tema e público alvo, até os detalhes finais, como revisão de linguagem, escolha de imagens, divisão de cenas e escolha da trilha sonora e de efeitos sonoros. 

O que eu preciso ter definido em meu roteiro para Youtube?

Há três aspectos que você precisa focar em seu roteiro: 

  • quais são os objetivos do vídeo.
  •  qual é o seu diferencial e do seu vídeo.
  •  qual a sua audiência

O primeiro aspecto se caracteriza pelo motivo que o fez criar o vídeo e o que você pretende obter com ele. Assim é possível criar um roteiro que abranja e responda a essas exigências. 

Outro aspecto obrigatório em seu roteiro é mostrar para o público que seu vídeo é único e que há um diferencial que justifique o consumo e engajamento com o vídeo.

E por último, o segmento para qual o vídeo é direcionado deve estar claro. Você precisa saber o perfil do seu público, quais as expectativas dele, e inserir isso em seu roteiro, para que sua audiência sinta-se contemplada por ele.

Como fazer um artigo científico

A estrutura de um roteiro para Youtube

Assim como um projeto, um roteiro precisa apresentar início, meio e fim. Uma forma de facilitar a elaboração dessa estrutura é criar um bom planejamento.

Defina os objetivos do seu vídeo, o tema a ser abordado e qual mensagem será transmitida. Tudo isso levando em consideração o público ao qual ele é destinado. Busque responder as perguntas: como, onde, para quê e para quem antes de começar a redigir o roteiro.

Depois do planejamento do vídeo, o próximo passo é elaborar e construir uma narrativa  que siga a estrutura básica do storytelling.

Início

No início ou abertura, é importante se apresentar brevemente, assim como apresentar o assunto do vídeo. Apresente para a sua audiência o que você irá falar e sobre o que se trata aquele conteúdo. 

Você vai contar uma história? Vai apresentar a solução para um problema? Vai argumentar sobre determinado assunto?

Meio

É nessa fase que você apresentará o tema, assim como as respostas e as soluções para os problemas da audiência.

Portanto, é o momento de explorar e aprofundar informações relacionadas com o tópico abordado, para auxiliar sua audiência no que ela busca ou simplesmente entreter seus usuários.

Fim

O fim é o fechamento do seu vídeo. Nele, é obrigatório reforçar o conteúdo apresentado para que seus telespectadores sintam que obtiveram o que foi prometido no início do vídeo. Isso é feito fazendo um resumo do que foi mostrado no vídeo.

É no desfecho que o produtor de conteúdo tem a oportunidade para uma chamada para ação, como convidar seu público a realizar alguma interação relacionada ao seu canal ou ao seu conteúdo, como se inscrever no Youtube, baixar um e-book ou assistir outros vídeos seus.

Também use esse momento do fechamento para se despedir da sua audiência e interagir com ela.

Dicas para criar um roteiro no Youtube

Para facilitar a elaboração do roteiro para seus vídeos no Youtube, separamos algumas dicas práticas bastante importantes. 

Pesquise sobre o tema e entregue valor

Antes de produzir qualquer vídeo, procure estudar bem o tema que você irá abordar, assim como realizar um estudo do seu público alvo, como seu padrão de consumo e comportamento e as dúvidas deles e interesse sobre o tema. 

Lembre-se: o roteiro é um guia para a produção de conteúdo. Logo, ele deve entregar valor para a sua audiência, respondendo dúvidas, entretendo seu usuário ou oferecendo informação.

Cuidado com a linguagem verbal e não verbal

Saber quem é seu público alvo é um dos passos mais importantes para executar bem seu roteiro e, respectivamente, seu vídeo. É dessa forma que você irá definir qual tipo de linguagem você adotará. Será mais formal ou informal? Técnica ou científica?  

Independente de qual seja a linguagem que você for utilizar, tente se aproximar do seu público. Crie um diálogo durante o vídeo que permita com que você converse e engaje o público.

Além disso, nunca se esqueça da importância da linguagem não verbal. Sua tonalidade de voz e expressões faciais também impactam o diálogo com seu público e elas deverão estar no roteiro. É na comunicação não verbal que conseguimos fortalecer o direcionamento do vídeo, seja ele engraçado, informativo, educativo ou dramático.

Conte histórias

Uma forma eficiente de manter a atenção de seus telespectadores é por meio de uma história. Abuse da prática do storytelling e crie uma narrativa coesa para apresentar informações para a sua audiência. 

Mas não se esqueça de manter a coerência. Contar histórias é ótimo, mas elas precisam estar inseridas no tema e no contexto do vídeo. 

Pratique e revise em voz alta

Antes de você partir para a gravação, não se esqueça de ler seu roteiro em voz alta e ensaie um pouco. Essa prática te ajuda a ajustar aspectos que não estejam bons ou coerentes.

certificado de segurança SSL

Tipos de roteiro para qualquer produção audiovisual

Existem diversos tipos de roteiro, cada um com objetivos e estratégias específicas. A seguir, vamos apresentar os mais populares na elaboração de vídeos para o Youtube. 

Texto direto

O texto direto é uma forma de roteiro corrido, que descreve de maneira simples tudo o que você irá fazer e falar. Ele é indicado para quem quer dar foco para o texto, como acontece em produções focadas para videoaulas, tutoriais ou outros vídeos de cunho educativo.

Roteiro técnico

O roteiro técnico também é simples, mas ele não abrange apenas o texto, sendo dividido em duas ou três colunas que contenham também a descrição do áudio, do vídeo em si e a duração de cada cena.

Esse roteiro é mais focado no aspecto visual e sonoro do vídeo, mas não é por isso que a narrativa não importará. Esse tipo de roteiro é mais utilizado em vídeos publicitários, curta metragens, documentários e longametragens. 

Ele é indicado para pessoas que trabalham com editores de vídeo, pois esse tipo de roteiro facilita e norteia o processo de edição.

Roteiro de cinco colunas

O roteiro de cinco colunas é complexo e assertivo, sendo o mais usado por quem quer um roteiro extremamente detalhado e aprofundado. Nele, são colocados os números das cenas, o texto narrativo, a indicação de quem fala, o que aparecerá graficamente e a descrição das cenas.

Diferentes tipos de roteiro

Cada tipo de roteiro apresenta sua particularidade. Em um roteiro para um clipe musical, você deve adaptar a letra da música a um contexto textual e visual. 

Já em gameplays, o foco é ensinar ao público como se joga um jogo específico, além das suas dicas. E em um vídeo engraçado, o conteúdo unido às linguagens textual e corporal deve gerar riso no público.

No entanto, não importa qual o tipo de roteiro que você esteja construindo, ele sempre terá a mesma estrutura de início, meio e fim. Além disso, ele deve se atentar às necessidades do público alvo, envolvê-los e engajá-los, correspondendo às suas expectativas e soluções de dúvidas e de problemas.

O que achou das nossas dicas para construir um roteiro para Youtube? Confira também a estrutura básica da formatação de roteiro e continue estudando mais sobre o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *