O que é um Conto? Tipos, Estrutura, Gênero e Elementos! | 2021

O conto é um gênero narrativo muito popular na literatura. Sua maior característica é ter uma estrutura com início, meio e fim, mas em que a história é desenvolvida de forma breve.

Por ser uma narrativa breve e apresentar uma estrutura recorrente em outros gêneros textuais, o conto pode ser pedido como produção textual nos vestibulares de universidades e faculdades. 

Além disso, muitos escritores iniciantes optam por começar a escrever contos, por conta de seu tamanho. 

No entanto, é necessário que os escritores entendam o que é um conto e qual a sua estrutura para que consigam elaborar um. Quer descobrir todas as informações necessárias para conseguir escrever um conto? Continue a leitura!

o que é um conto

O que é um conto

O conto é um gênero textual e literário caracterizado por sua narrativa curta. Geralmente, a história foca em um único acontecimento e em poucas ambientações, com elementos e estrutura bem marcados. 

Por isso, um conto tende a não tratar sobre o passado ou sobre o futuro, a não ser que as informações desses tempos sejam essenciais para contextualizar os elementos da história. O foco narrativo do conto é presente da história.

Dessa forma, o autor precisa passar as informações para o leitor de forma sucinta, relevante e objetiva. Deixando de fora tudo o que seja desnecessário, irrelevante e saia do foco de narrativa da história.

Qual o tamanho de um conto

A maioria dos contos tende a variar entre mil a dez mil palavras. No entanto, não existe nenhuma regra que delimite o tamanho de um conto. Isso vai da percepção do autor e do desenvolvimento da história.

Porém, vale destacar que, caso você esteja pensando em participar de algum concurso literário, é bastante provável que o edital exija um mínimo e máximo de palavras. 

Qual a estrutura de um conto

A estrutura do conto precisa ser objetiva e fechada para focar apenas em sua única história e em seu único conflito.

Como outros gêneros narrativos, ela possui introdução, desenvolvimento e conclusão. Mas também o clímax da história é obrigatório para um conto. Conheça mais sobre a estrutura do conto!

Introdução

A introdução é a apresentação da narrativa e da sua história, sendo o início dela. Na introdução, ambienta-se, de forma breve, os personagens, o espaço, o tempo e o enredo. 

Além disso, é apresentado qual é o problema ou conflito que será desenvolvido nas próximas partes do texto.

Desenvolvimento

É no desenvolvimento que acontece a ação que irá modificar o estado inicial da narrativa. 

Essa ação é em relação ao conflito que foi apresentado na introdução, mas é no desenvolvimento que os acontecimentos da história ocorrem e o conflito se desenvolve.

O conflito é fundamental para a narrativa, pois será ele quem movimentará os personagens a resolvê-lo.

Clímax

O clímax é o momento de maior tensão na história. Ou seja, é quando o personagem precisa enfrentar o problema e fazer uma ação que definirá a resolução do conflito, assim como o rumo da história.

Conclusão

É na conclusão que acontecerá o encerramento da narrativa. Esse desfecho da história tende a ser totalmente diferente do início da narrativa, assim como mostrar se houve uma solução para o conflito ou não.

Autobiografia

Como construir um conto

O conto é uma história que se inicia e se depara com um conflito. Além disso, no decorrer de um enredo atinge-se o ápice da emoção quando o personagem precisa enfrentar esse conflito e encontrar uma resolução para ele. 

Quando a resolução é encontrada a narrativa tem seu momento de declínio em direção a conclusão do conto.

Mas não é só disso que um conto é estruturado, ele possui características próprias que precisam estar presentes na construção desse gênero literário. Essas características são os elementos, esses que são essenciais para que o conto consiga ser iniciado, desenvolvido e concluído.

Personagens

As personagens são aquelas que realizam ou sofrem as ações da narrativa. Dessa forma, as personagens podem ser tanto seres humanos, animais ou objetos inanimados que são humanizados.

Em um conto há poucos personagens. E eles podem ser divididos em protagonista, antagonista e coadjuvante.

Tempo

O tempo em um conto precisa ser reduzido, mas ao mesmo tempo é definido e marcado, ocorrendo em uma linha cronológica e retilínea

Ou seja, alguns contos podem retratar espaços curtos de tempo como minutos, dias ou horas enquanto outros retratam meses e anos, mas sempre de forma breve.

Além disso, em um conto há dois tipos de tempo: o cronológico e o psicológico. O tempo psicológico é mais confuso e pode apresentar flashbacks e fatos que não são lineares, pois seguem a imaginação e memória do narrador, além de possuir as emoções do autor, sendo não parcial.

Já o tempo cronológico é bem definido e possui os fatos sendo narrados de forma linear e racional.

Espaço

Assim como o tempo, o espaço também apresenta certa limitação. Ele é o cenário no qual a história se passa e que o enredo se desenvolve. Além disso, é no espaço que as personagens executam e sofrem ações.

Quais os tipos de conto?

O conto é um tipo de narração. No entanto, há tanta diversidade de formas e elementos que compõem os contos, fazendo com que eles fossem se dividindo em subgêneros.

Portanto, conheça os subgêneros mais recorrentes nos contos que nós conhecemos e podemos encontrar:

Conto de fadas

O conto de fadas é um conhecido da nossa infância. Em sua essência, ele é um gênero medieval que possui personagens folclóricos e mágicos. 

Dessa forma, o maravilhoso é recorrente em um conto de fadas de maneira que intervenções sobrenaturais aconteçam na narrativa e elas são tratadas como naturais e comuns.

Além disso, um conto de fadas geralmente se inicia com “era uma vez” e o tempo da história não é determinado historicamente, assim como seus personagens e a ambientação da história. 

Também, uma característica recorrente do conto de fadas é a presença de um final feliz e de uma moral da história com caráter didático.

Conto fantástico

O conto fantástico apresentará situações inexplicáveis ou absurdas que ocorrem no cotidiano ou na realidade dos seres humanos. 

Dessa forma, é recorrente o elemento do sobrenatural que torna a narrativa impossível de acontecer na nossa realidade.

E é essa proximidade com a nossa realidade que nos causa um estranhamento ao ler um conto fantástico. Portanto, um conto fantástico sempre será um híbrido entre a realidade cotidiana e elementos inexplicáveis.

Conto de terror

O conto de terror apresenta a mesma questão de mesclar o cotidiano com o inexplicável. No entanto, esse inexplicável é o sobrenatural.

Dessa forma, a utilização do sobrenatural pode causar sentimentos como medo, tensão, ansiedade e suspense nos leitores, de maneira que esse tipo de literatura consiga mexer com o psicológico do leitor.

como fazer uma resenha

Dicas para criar um bom conto

Agora que você já conhece o que é um conto, sua estrutura, seus elementos e seus tipos, você receberá algumas dicas que te ajudarão a escrevê-lo. Confira!

Atente-se ao narrador e ao foco narrativo

O narrador é aquele que conta a história. Portanto, é muito importante que você defina qual a posição que o narrador assumirá ao contar o conto. 

O foco narrativo pode ser em primeira pessoa, ou seja, o narrador é um personagem de maneira que participa e conta a história do seu ponto de vista e sempre com verbos flexionados na primeira pessoa. 

Assim como o narrador pode ser em terceira pessoa, ou seja, ela não participa da história e é externo a ela. 

Sobre os narradores em terceira pessoa há dois tipos: o narrador observador, aquele que conta o que ele observa, mas que não sabe sobre o futuro e nem sobre o que se passa na cabeça das personagens. 

o narrador onisciente também não participa da história, mas ele conhece os sentimentos e pensamentos das personagens, assim como o passado, presente e futuro.

Desenvolva bem o enredo

O enredo é caracterizado pela sequência de ações ou problemas que originam e compõem os acontecimentos da narrativa. Ou seja, é ele que movimenta toda a história.

Além disso, o enredo pode ser linear, que ocorre em uma sequência lógica, ou não linear, quando as ações não acontecem de acordo com uma sequência lógica.

Um conto precisa ter um conflito

Todos os contos precisam possuir um conflito, então você também deverá criar um. Conflito é a situação elaborada em uma das ações iniciais e que é vivenciada pelas personagens. Dessa forma, a personagem precisa se mover para conseguir solucionar o conflito.

Também ressaltamos que em um conto, em virtude do seu tamanho, geralmente há apenas um conflito.

É possível publicar um conto?

A resposta para essa pergunta é: sim! Assim como você pode publicar um livro de contos, de forma independente ou em uma editora, você também pode publicar apenas um conto que você criou.

Não existem regras quando o assunto é publicação literária. Inclusive, com a possibilidade de publicar seu próprio livro na Amazon, fica bastante flexível disponibilizar suas histórias para o mundo. 

1 thought on “O que é um Conto? Tipos, Estrutura, Gênero e Elementos! | 2021”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *