A ABNT e suas normas são comumente associadas aos trabalhos acadêmicos, principalmente durante a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Dessa forma, escutar sobre essas normas pode causar calafrios nos estudantes quando eles se lembram das regulamentações e obrigações de fonte, espaçamento, margem, capa, citações e referências que devem ser obrigatórias em seu trabalho.
No entanto, não é só em normas para trabalhos acadêmicos que a ABNT se resume e entendê-la é essencial. No artigo a seguir, vamos entender o que é a ABNT, como ela surgiu e qual a sua importância prática para o mundo em que vivemos. Vamos lá?
O que é a ABNT?
Muitas pessoas pensam que a ABNT é apenas um conjunto de normas para trabalhos acadêmicos que precisam ser seguidas. Mas isso é uma concepção errada.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil. E isso não é apenas para trabalhos acadêmicos. A ABNT também regula, normatiza e sistematiza qualquer tipo de produção e em diversos setores.
Embora seja uma entidade privada, a ABNT é uma organização sem fins lucrativos. Desde sua fundação em 1940, ela trabalha junto com governos e com a sociedade para facilitar a comunicação e proporcionar benefícios e segurança para os consumidores.
Como a ABNT surgiu?
Em meados do século XX, como desenvolvimento do transporte ferroviário brasileiro, diversas empresas nacionais desejavam a normalização desse tipo de transporte, seguindo um padrão similar ao sistema ferroviário inglês.
No entanto, nem o governo e nem o setor privado de produção de ferro e aço se mobilizaram para que isso acontecesse. Dessa forma, engenheiros civis brasileiros se reuniram porque haviam percebido as necessidades da normalização nesse setor.
Depois de inúmeras reuniões sobre a importância e urgência da normalização no transporte ferroviário, no dia 23 de setembro de 1940 a Associação Brasileira de Normas Técnicas foi fundada.
Qual o objetivo da ABNT?
A ABNT foi criada para padronizar e normalizar o sistema de transporte ferroviário, no entanto ela adquiriu um objetivo mais amplo: o de padronizar e reger normas técnicas de vários setores, serviços e produtos.
Dessa forma, a instituição tem como objetivo fornecer conhecimento sistematizado para a sociedade brasileira. E isso por meio de documentos que proporcionam a produção, comercialização e uso de bens e de serviços, de forma a contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico e a agir em defesa e proteção do consumidor e do meio ambiente.
As normas técnicas não são obrigatórias no Brasil, mas são em diversos outros países. Dessa forma, a ABNT é membro fundador da ISO, sendo de suma importância para padronizar e aumentar a qualidade dos serviços e produtos, inclusive daqueles que serão exportados e importados.
Quais as normas da ABNT?
A ABNT busca envolver todos os envolvidos e interessados nos benefícios trazidos pela norma para o processo de elaboração de qualquer norma brasileira, para que ela sempre traga mais proveitos para toda a sociedade.
Existem milhares de normas, cada uma voltada para um aspecto, e todas são identificadas com número após a sigla NBR. Por exemplo, a NBR IS0 9000 é responsável por determinar regras para a gestão da qualidade em inúmeros setores, como o alimentício.
Já a NBR 14724 interessa aos estudantes, pois diz respeito às regras de escrita para trabalhos acadêmicos e monografias. Assim como a NBR 10520 apresenta informações sobre como realizar citações e a NBR 6022 é responsável por normalizar a publicação periódica científica de artigos.
Como fazer um trabalho de acordo com as normas ABNT
Para escrever um trabalho acadêmico, a norma ABNT que deve ser seguida é a NBR 14724. Essa norma apresenta, de forma detalhada, toda a estrutura e os elementos que um trabalho acadêmico deve possuir.
Esses trabalhos devem conter, em sua parte externa, capa e lombada. Enquanto a capa é obrigatória, a lombada é opcional, cabendo ao aluno decidir se a quer ou não.
Já os elementos externos e obrigatórios, que são divididos em elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, de acordo com a ABNT, são:
- Folha de rosto;
- Folha de aprovação;
- Resumo em português;
- Resumo em língua estrangeira (geralmente é em inglês, mas a faculdade pode solicitar em outra língua);
- Sumário;
- Introdução;
- Desenvolvimento;
- Conclusão;
- Referências bibliográficas.
Qual a importância da ABNT
Vamos imaginar um país em que não existam as normas padronizadoras e regulamentadoras como as da ABNT. Quando os alunos chegassem ao final do curso, cada um faria sua monografia da forma que bem entendesse, o que dificultaria muito a avaliação dos trabalhos, principalmente por não haver um padrão e nem parâmetro para comparação.
Assim como, cada empresa fabricaria um produto da maneira que quisesse, de forma que poderia faltar informações e até mesmo a segurança necessária para o consumidor.
Portanto, a importância da ABNT e de suas normas técnicas é a padronização que ela garante para produtos e procedimentos, de forma que as informações e o conhecimento se tornem mais acessíveis e precisos.
Está trabalhando em um artigo acadêmico e procura referências confiáveis? Conheça 9 sites de pesquisa acadêmica e construa uma boa bibliografia para seu trabalho!