Formatação de Roteiro: Estrutura Básica, Cuidados e Dicas!

Um roteiro nada mais é do que um formato narrativo, criando diretrizes para filmes, programas, peças, jogos e outros tipos de obras audiovisuais. 

A elaboração de um roteiro geralmente é colaborativa e, por se tratar de um guia para a construção da obra, ela passa por diversos integrantes da produção. 

A formatação de um roteiro é uma maneira de facilitar diversos processos da produção audiovisual, sendo uma característica importantíssima na elaboração deste tipo de documento. 

A seguir, vamos entender melhor como funciona a formatação de um roteiro, porque ela é importante, quais são as regras básicas e que cuidados devem ser tomados ao formatar um roteiro. 

formatação de roteiro

Qual a função da formatação de roteiro

A formatação de roteiro mais utilizada é conhecida como Master Scenes. Ela não é necessariamente obrigatória, ou seja, você pode escrever um roteiro em outros formatos. No entanto, a Master Scenes traz algumas vantagens na elaboração desse tipo de documento, principalmente quando falamos em roteiro de cinema.

A formatação de roteiro em Master Scenes é importante, pois:

  • cria um padrão visual, facilitando a leitura;
  • possibilita uma noção da duração do filme, uma vez que cada página formatada corresponde em média a um minuto de filme;
  • por oferecer certas limitações descritivas que não são fundamentais ao roteiro, a formatação obriga o roteirista a focar no que de fato é importante para a construção da história.

Como formatar um roteiro 

O guia básico para formatação de um roteiro mais popular segue as seguintes diretrizes:

  • Fonte: courier new tamanho 12.
  • Tamanho do documento: papel de carta (21,59cm x 27,94cm).
  • Margens: esquerda: 3,8cm, direita: 2,5cm, superior e inferior: 2,5cm. 
    • Cabeçalho de cena: 3,8cm.
    • Nome do personagem: 9,4cm de recuo.
    • Transição: alinhamento justificado para a direita.
    • Diálogos: esquerda e direita: 6,5cm.
    • Ação: margem esquerda: 3,8cm.
    • Parenthetical: 7,2cm de recuo.
    • Espaçamento: o espaçamento simples nos blocos de diálogos e duplos ao longo do roteiro.
  •  Numeração: parte superior direita.

Uma dica importante é criar templates e pré-configurações que facilitam a formatação do roteiro e preocupar-se efetivamente com ela após o processo de escrita. Dessa forma, o roteirista consegue focar no processo criativo e na elaboração da história, ao invés de provocar interrupções constantes no próprio trabalho para dedicar-se à formatação.

Algumas versões do Word já vem configuradas com modelos de roteiro que facilitam esse trabalho para o roteirista. Porém, você pode facilmente encontrar modelos de roteiro disponibilizados na internet

Qual a estrutura de um roteiro

Uma estrutura básica de roteiro contém 6 elementos centrais:

  1. Cabeçalho de cena ou slug lines: indicam o início da cena, informando onde ela ocorre, quando e em qual cenário.
  2. Ação: roteiros precisam descrever o que está acontecendo na cena, que informações no cenário são importantes para a compreensão da história, o que os personagens estão fazendo e todos os elementos visuais que compõem a cena. Aqui, é importante pensar no espectador e em tudo o que ele precisa saber para capturar a essência do momento. 
  3. Parentheticals: são intervenções do roteiristas momentâneas, que instruem o ator sobre o que o personagem está sentindo e como ele deve se comportar naquele momento. Elas devem ser raras no seu roteiro, uma vez que a presença delas indicam que o diálogo não está bem claro e estruturado e tiram a liberdade criativa do ator. 
  4. Diálogos: Os diálogos são fundamentais para estruturar as falas dos personagens durante as cenas. Em um roteiro, o nome dos personagens fica em negrito acima de todas as suas falas, indicando sempre quem é que está falando naquele momento. Como em obras cinematográficas existe a possibilidade de narrações, coloca-se, entre parênteses, a indicação (V.O) – voice over – ao lado do nome do personagem, para indicar que ele não está na cena em si, mas tem uma fala. 
  5. Transição: a transição é um elemento importante que fecha a cena e indica que uma nova cena irá começar. A mais popular é a CORTA PARA, alinhada à margem direita do documento.
  6. Encerramento do roteiro: após finalizar o roteiro e escrever a última linha, é importante indicar que a história acabou. Para isso, dê um espaço duplo (aperte o enter 2 vezes) e escreva a palavra FADE OUT. Dê mais um espaço duplo e redija a palavra FIM, centralizando-a na página. 

formatação de roteiro

Direção e formatação de roteiro

Além da estrutura básica do roteiro, existem elementos específicos que indicam a direção do roteiro. 

Pontos de vista de um personagem, direções da câmera, montagens, séries de planos e outros elementos que deixam o roteiro mais rico e detalhado, apresentando recursos narrativos importantes para o roteirista. 

Uma forma de conhecê-las e se adaptar à estrutura e formatação de roteiros é lendo roteiros. No site the daily script, por exemplo, você encontra vários roteiros escritos em diferentes estilos, sendo uma boa fonte de inspiração para um roteirista iniciante.  

Como estruturar uma capa de roteiro

A capa do roteiro, o página título, é bastante simples e deve conter as seguintes informações:

  • Título do texto centralizado, em letra maiúscula, ao final do primeiro terço da página;
  • Após um espaçamento duplo, digite a palavra por e, após outro espaçamento duplo, coloque o nome do autor, autores ou seus pseudônimos.
  • No fim da página, devem constar as informações de contato do roteirista, contendo endereço, e-mail e telefone, justificado à direita.

Cuidados ao formatar um roteiro

Ao formatar um roteiro utilizando o Master Scenes, existem alguns cuidados que o escritor precisa se atentar:

  • Destaques em itálico, negrito ou sublinhado não devem ser utilizados;
  • Parentheticals são espaços no roteiro em que o escritor pode oferecer instruções para o ator. No entanto, evite utilizá-los em excesso. 
  • Diálogos são complexos de formatar e não seguem o mesmo modelo que a narrativa literária tradicional. Fique atento a eles na hora de formatar o roteiro.

E então, o que achou das nossas dicas de formatação de roteiro? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma dica legal? Comenta aqui embaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *