Como Publicar um Livro? Dicas, Estratégias e Oportunidades!

E o sonho de todo e qualquer escritor é de ter seu livro publicado, principalmente se for por uma editora de renome. No entanto, a jornada do autor em busca da publicação do seu livro não é tão simples e nem fácil.

Para ajudar os escritores na jornada da publicação de seu primeiro livro, apresentaremos algumas opções de publicações e suas especificidades. No artigo a seguir, entenda o passo a passo de como publicar um livro!

como publicar um livro

O que é preciso para publicar um livro?

O primeiro passo para publicar um livro é ter uma história consistente e que desperte curiosidade e vontade de ler em seus leitores. Escrever não é um processo fácil, e a publicação do seu primeiro livro também não será.

Portanto, se você está lendo esse texto querendo saber como publicar um livro antes mesmo de escrevê-lo, dê dois passos para trás e vá escrever! O processo de construção de um livro é complexo e merece atenção antes da publicação. 

Além disso, é preciso ter algumas informações sobre o livro que definem parte do processo de publicação. Estilo de escrita, público, temática, gênero textual e outros fatores são essenciais. É por meio desse conhecimento que você conseguirá escolher qual é a melhor opção para publicar seu livro

O que preciso saber sobre meu livro?

Assim como em qualquer projeto, você precisa saber qual o objetivo que deseja alcançar com ele. 

Você deseja ganhar dinheiro? Divulgar suas ideias e seus conhecimentos? Mostrar que você é uma autoridade em um assunto? Construir uma carreira?  É por meio do conhecimento do objetivo do seu livro, que você conseguirá definir qual o melhor método para sua publicação.

Forjar uma carreira como escritor exige construir uma audiência, pensar em uma escrita comercial e transformar o processo de publicação em algo rentável. No entanto, se sua meta é dividir conhecimento, existem maneiras baratas e acessíveis para a publicação, mas com baixa possibilidade de retorno. 

As opções para publicação de livros

A respeito das opções de publicação, você deve saber que há inúmeras editoras de livros no mercado editorial. E cada uma delas tem linhas e propostas editoriais que são diferentes umas das outras. 

Portanto, sempre avalie as editoras, suas propostas e linhas de publicação. Isso servirá para você descobrir qual delas mais se adequa ao seu perfil e ao do seu livro.

Fora isso, você também deve estar ciente que há outras opções como a autopublicação e a publicação por plataformas como Wattpad, em seu site próprio ou pela Amazon.

Mas não se esqueça, que quando você opta por uma publicação que não envolva uma editora, na maioria das vezes, você terá que arcar financeiramente com todo o processo editorial, assim como com a divulgação e marketing do seu livro.

Como publicar um livro por uma grande editora?

Geralmente, a maioria dos autores desejam que seus livros sejam publicados por grandes editoras. Porém, é bastante difícil que uma editora de grande porte escolha, dentre os inúmeros manuscritos recebidos, o primeiro livro de um escritor iniciante.

Normalmente, editoras grandes optam por publicar autores que já possuem uma audiência e experiência de mercado, escolhendo bem os seus investimentos.

No entanto, não é impossível. Para enviar um livro para uma grande editora, primeiro avalie e encontre opções que seguem a mesma linha de propostas que o seu livro. 

Depois disso, envie seu manuscrito e aguarde a resposta da editora. A maioria das editoras tem um espaço que explica o processo de envio de manuscrito em seu site. Geralmente, a resposta demora meses e, em muitos casos, a editora nem chega a responder, apenas descartando os originais que não lhe interessam. 

Porém, caso a resposta seja positiva, o editor entrará em contato com você, com uma proposta de publicação. Com a negociação feita e o contrato assinado, é só aguardar pela publicação do seu livro, afinal a editora fará e arcará com todo o processo editorial, assim como a divulgação e distribuição do livro.

Quanto custa publicar um livro por uma grande editora?

Na teoria, o autor não gasta dinheiro quando o livro é publicado por uma grande editora. Geralmente, elas se responsabilizam por todo trabalho editorial, incluindo os custos de produção.

Porém, esse preço de produção acaba sendo abatido nas vendas do livro. Afinal, o escritor recebe, no máximo, 10% dos royalties de venda do livro. Agora, se você decidir publicar por editoras pequenas e por conta própria, você terá que arcar com todos os custos da produção editorial. Porém, terá uma porcentagem maior nos lucros. 

Interessante, não é? Saiba mais sobre o custo envolvido na produção de livros em nosso artigo “Quanto custa publicar um livro?”.

Como publicar um livro por conta própria?

Fora a publicação por editoras, há outra opção para os autores considerarem: a autopublicação. Nesse método, o autor irá produzir seu próprio livro, ou seja, ele irá arcar com todos os custos e com toda a realização das atividades da produção editorial.

Etapas da autopublicação de um livro

No processo de autopublicação, o autor é o responsável pela parte textual, identidade gráfica, diagramação, distribuição e venda. 

Sabemos que cada livro é um projeto único. Mas, em geral, os processos que um autor deve se atentar na autopublicação são:

  • Revisão do texto;
  • Diagramação;
  • Designer de capa;
  • ISBN;
  • Ficha catalográfica;
  • Distribuição;
  • Divulgação.

Revisão

O livro precisa passar, obrigatoriamente, por uma revisão ortográfica e gramatical para não apresentar erros ortográficos e de coerência e coesão. Afinal, nenhum leitor se interessará em ler e comprar um livro cheio de erros gramaticais.

Muitas vezes, o autor está “viciado” em sua linguagem e em seu texto, por isso recomenda-se contratar um profissional freelancer para revisar o livro.

Diagramação e designer de capa

Ambos são processos visuais e que atraem os leitores. É essencial que um autor, principalmente iniciante, tenha um livro com uma capa chamativa e profissional e isso para passar credibilidade e chamar atenção de seus leitores.

Já a diagramação é um processo mais visual no qual o conteúdo do livro deve ser formato para ficar visualmente agradável e harmônico aos olhos do leitor. 

Caso o autor tenha algum conhecimento de designer e de diagramação, ele pode fazer esses processos. Mas para seu livro ficar profissional, recomenda-se contratar um especialista da área para realizar esses processos.

ISBN

O ISBN (International Standard Book Number) é um padrão numérico internacional que foi criado com o intuito de ser como um “RG” para livros, artigos, monografias e apostilas. É por meio do ISBN que um livro consegue facilmente ser catalogado e vendido, de forma que é imprescindível que qualquer publicação o possua.

Cada livro possui seu próprio ISBN, por isso, se após ser gerado o número de ISBN alguma coisa for alterada no livro, nem que seja uma vírgula, ele deve ser novamente registrado no ISBN. 

Portanto, somente registre seu livro quando ele estiver completamente pronto, pois, além da dor de cabeça, você terá que pagar novamente pelo registro.

Você não é obrigado a registrar um ISBN para seu livro, no entanto as livrarias exigem esse registro para poder vendê-lo fisicamente. Já para os e-books, não é necessário ter ISBN. Além disso, é uma forma de comprovar a autoria de sua obra, caso você venha a ter problemas com isso.

Ficha catalográfica 

A ficha catalográfica é uma ficha presente no livro impresso ou digital que apresenta todas as informações necessárias para localizar e identificar um livro em qualquer acervo. Portanto, todas as fichas catalográficas possuem um número único de registro, assim como todas as informações relevantes do livro.

Essa ficha, diferente do ISBN, é obrigatória de acordo com a lei nº 10.753/2003 e precisa estar presente nas primeiras páginas do miolo do livro. Para gerar sua ficha catalográfica, você também precisará pagar por esse serviço.

Tanto a ficha quanto o ISBN podem ser feitos pela Câmara Brasileira do Livro. Essa é uma instituição fundada em 1946 a qual você precisa se associar para conseguir solicitar seus serviços.

Divulgação e distribuição

Outro processo que as editoras geralmente se responsabilizam é a divulgação e distribuição de um livro. 

Convencer uma pessoa de comprar um livro não é fácil. Pense em todos os critérios que você utiliza para comprar um livro novo. O autor, a história, o preço, a opinião de um amigo, tudo isso conta na hora de adicionar um novo exemplar a sua prateleira. 

Parte disso envolve um trabalho de marketing e divulgação, importantíssimo para a comercialização e lucro de um livro. Além disso, existe toda a logística de distribuição. 

Em quais lojas você irá disponibilizar seu livro? A impressão será feita sobre demanda? Em que local os exemplares que não foram vendidos ficarão armazenados? Como a entrega será feita para as pessoas que comprarem seu livro? 

como criar um ebook

Como publicar um livro de graça

Todos os processos que citamos acima são caros e exigem um orçamento alto, principalmente para tiragens maiores. Porém, não deixe isso te desanimar. Existem formas mais baratas de publicar um livro.

Afinal, com a modernização dos serviços tornou-se até simples publicar seu livro. Você não precisa de editora, de nenhum agente ou de nenhum contrato, você mesmo pode fazer isso e de graça.

Você pode autopublicar seu livro de graça no Wattpad, assim como você pode criar um próprio site e publicar seu livro nele. Essas plataformas são uma ótima forma de vender e publicar seu livro.

A autopublicação digital não tem venda de livros físicos e dificilmente traz um bom retorno financeiro para o autor. A divulgação ainda é necessária, assim como a revisão do livro. 

Porém, muitos autores optam por esse processo como forma de publicar suas primeiras obras. É uma maneira estratégica de começar a construir uma audiência, divulgar seu trabalho e, caso você cative o seu público com a sua obra, poderá chamar a atenção de grandes editoras e elas te proporem um contrato.

Como publicar um livro pela Amazon?

A Amazon é uma das maiores empresas do mundo, principalmente no comércio de livros. Dessa forma, ela também é uma ferramenta de publicação e venda de livros advindos de autopublicação. 

Os livros geralmente são divulgados no formato e-book, mas caso você queira que ele seja impresso, há um custo de impressão e eles ficam com 40% dos royalties das vendas.

Para ter seu livro publicado e vendido pela Amazon, você deve fazer um cadastro no site da KDP Amazon. A Amazon não cobra nada para publicar e fazer a venda do seu livro, no entanto, você deve ler todas as diretrizes, afinal o responsável pela história e se ela não segue essas diretrizes é você. 

Caso você publique seu livro pela Amazon, você é responsável por todo o processo editorial, além de decidir o valor do livro e, inclusive, se quer disponibilizá-lo de graça por um tempo. Mas você não precisa se preocupar com o ISBN, pois eles geram esse registro para você – e de graça. 

O que achou do passo a passo de como publicar um livro? Ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *