Ler é uma atividade essencial para todo profissional que trabalha com escrita. Porém, nem todo mundo consegue ler o número desejado de livros durante o ano, devido a dificuldade de criar um hábito de leitura.
Para ajudar quem quer ler mais e estabelecer uma rotina com os livros, o Mesa do Escritor preparou um artigo especial com dicas de como criar um hábito de leitura, para que você não precise deixar os seus títulos de lado. Vamos lá?
Como criar um hábito de Leitura
1. Leia contos
Ao invés de começar com um livro de 300 páginas, que tal colocar uma meta um pouco menor? Contos são histórias mais curtas, que podem ser finalizadas em poucas horas.
A ideia aqui é começar por essas tramas, lendo uma ou duas delas por dia. Assim, você começa a pegar o hábito de ler concluindo as histórias, ao invés de iniciar um livro e largá-lo no meio do caminho, facilitando o processo de transição para histórias maiores.
2. Crie um cronograma
Isso irá te ajudar e muito. Já que com essa programação prévia das suas leituras, você pode adquirir o hábito em tempos específicos, tendo em mente que você precisa dar uma finalização para a história em questão.
Confira um passo-a-passo de como criar o seu cronograma:
- Escolha seu livro.
- Defina uma data limite para você finalizar o livro escolhido.
- Faça as contas de quantas páginas você precisa ler por dia ou por semana para terminar o livro na data definida.
- Lembre-se que a ideia é ler uma quantidade de páginas que não faça você desistir. Por isso, não ultrapasse seu limite.
3. Estimule sua imaginação
Uma coisa que pode ajudar bastante nos seus hábitos de leitura é imaginar como seria o local onde se passa a história, as roupas e os personagens.
Por isso, sempre que possível, busque algumas referências do seu interesse na internet, assim você terá uma visão mais ampla da história e isso pode te inspirar na leitura.
Use sites como o Google Images, o Tumblr ou o Pinterest para encontrar imagens que possam servir de apoio para a sua imaginação e a história que você está lendo.
4. Leia em grupo
Ler com mais pessoas pode ser um grande estímulo para você criar seu hábito de leitura. Você pode participar de clube de leituras ou participar de leituras coletivas.
Geralmente, existem clubes que fazem lives no YouTube, principalmente devido a pandemia, para se juntar com outras pessoas e acompanharem a leitura do dia.
Nestes clubes, ou eles definem um livro para todos lerem, ou o tema é livre e você pode escolher o título de sua preferência.
É só se juntar ao seu clube escolhido e embarcar na leitura. Assim, você terá outras pessoas para falar sobre o título e podem discutir juntos sobre a trama.
Livro indicado:
5. Aproveite todo e qualquer momento vago
Se você tem um intervalo, leia. Se está no ônibus ou no metrô, leia. Se você, por algum acaso, está esperando alguém, leia. Independente de onde você esteja, carregue sempre seu livro consigo e aproveite para ler.
Além de te ajudar a adquirir esse hábito de estar lendo sempre que possível, o tempo passa muito mais rápido e você pode colocar o tempo ocioso ao seu favor.
Não fique preso à necessidade de ler 1 capítulo inteiro. Ao ler um pouco durante os intervalos, no fim do dia você bateu a sua meta de leitura.
6. Não force a leitura
O cronograma precisa se enquadrar naquilo que você está disposto a ler e saber o seu limite. Por isso, não se force naquilo que você não se sente bem em fazer.
Além disso, não embarque na pira de que aquele livro que está todo mundo falando seja algo para você.
Entenda que nem todo mundo tem que gostar das mesmas coisas, por isso, não se culpe e não insista em ler algo que não te chame a atenção.
Um erro muito comum é achar que você precisa ler algo, principalmente livros técnicos. Isso geralmente é receita para o fracasso.
Lembre-se que um hábito de leitura deve ser prazeroso, não uma obrigação. Leia porque você quer ler e se interessa por aquele tema e não porque tem uma obrigação.
7. Comece por uma leitura de seu interesse
Uma forma de estimular seu hábito pela leitura, é lendo algo que você goste. Por exemplo: você gosta de Percy Jackson?
Comece lendo todos os livros principais da história do filho de Poseidon e depois expanda para as outras tramas escritas por Rick Riordan.
Essa é uma maneira bem legal de você pegar cada vez mais gosto pela coisa e a leitura irá fluir suavemente, já que não é algo que você precisa fazer por obrigação. Mas, sim, porque está curtindo.
8. Conheça autores e gêneros diferentes
Para fugir da mesmice, vale um bom sacrifício. Como você variar os autores dos quais você lê, assim não corre o risco de parecer que você está lendo a mesma coisa.
Isso acontece porque, geralmente, se você aposta em autores com um mesmo padrão, você pode ter uma visão mais limitada das histórias e da visão do mundo.
Isso também vale para os gêneros, já que cada um conta com a sua própria magia. Você pode não ter gostado do livro de mistério do autor A, mas pode ser que goste do livro de terror com mistério do autor B.
Assim, você conhece mais seu gosto e expande sua visão de um mesmo mundo, mas por pontos de vistas diferentes.
Mas afinal, qual é a importância do hábito de leitura?
Ler não é apenas um ato de diversão ou passatempo. Você criar e seguir esses hábitos podem trazer muitos benefícios para você e o seu vocabulário.
Isso porque você pode aprender novas palavras, ajuda na construção textual e, também, mostra como usar de forma correta a pontuação em um texto.
Isso é muito importante para a criação de um texto bacana, coeso e coerente, pois lendo você aprende bastante coisas.
Além de que isso pode ser uma grande ajuda no futuro, principalmente para estudantes que precisam apostar em redações para vestibulares e no ENEM.
A leitura estimula a imaginação, a criatividade e coloca o cérebro para trabalhar.
Por isso, criar o seu próprio hábito e tirar um tempo para ler é bastante importante, além de relaxar e permitir que você tenha uma pausa tranquila.
Gostou das dicas para criar o seu hábito de leitura? Confira também nossa lista dos livros mais vendidos de 2020!