Prezado escritor: se existe um desafio que perpassa a vida de todo produtor de conteúdo são os bloqueios criativos.
Também conhecidos como writer’s block, o bloqueio criativo pode aparecer por diversos motivos e podem durar semanas, até mesmo anos.
Porém, não precisa ficar com medo! Por mais que ele seja inevitável, existem estratégias que podem te auxiliar a vencer os bloqueios criativos e ajudar a conseguir voltar a escrever de maneira criativa, aprimorando ainda mais seus conteúdos.
No artigo a seguir, vamos entender melhor o que são os bloqueios criativos, o que pode bloquear a criatividade e conhecer estratégias eficazes para superar esse obstáculo e continuar escrevendo!
O que é um bloqueio criativo
Um bloqueio criativo nada mais é do que a perda momentânea da inspiração ou motivação de um produtor de conteúdo, impedindo-o de gerar novas ideias.
O bloqueio criativo pode ser representado como uma folha em branco. Para muitos, não é necessariamente a falta de ideias ou a inabilidade de escrever, mas o desafio de construir um conteúdo que motive o escritor ou que ele considere bom o suficiente para ser escrito.
O que pode bloquear a criatividade
Existem vários elementos da nossa vida que podem provocar bloqueios criativos, e nem sempre eles são óbvios. Na maioria dos casos, um escritor encontra 5 tipos de bloqueios criativos em sua carreira:
1. Medo do fracasso
O medo de falhar é um obstáculo que acompanha o escritor a vida toda. Até mesmo autores publicados são assombrados pelos sucessos do passado, com medo de que seu próximo trabalho não seja bem recebido pelo público.
Uma dica importante é lembrar que a única forma de não falhar é deixar de tentar. E que, erros são elementos fundamentais para que possamos aprender, evoluir e construir projetos cada vez melhores no futuro.
Além disso, é impossível agradar todo mundo. Dessa forma, você sempre vai falhar em agradar alguém. Por isso, é fundamental rever a sua noção de fracasso. Às vezes, o simples fato de finalizar um projeto já pode ser considerado uma vitória.
2. Exaustão
O cansaço é outra causa bastante comum de bloqueios criativos. Estresse, pressão, cansaço mental, dentre outros elementos da rotina acabam influenciando a nossa criatividade e até mesmo desmotivando a execução de um projeto. Nesses casos, a pausa é um companheiro importantíssimo na luta contra os bloqueios criativos.
3. Perfeccionismo e autocrítica
Muitos escritores têm a dificuldade de dosar a autocrítica ou o nível de exigência sobre o trabalho que estão construindo. Embora esses dois elementos são essenciais para a construção de um bom texto, eles podem atrapalhar quando aplicados em excesso.
Acreditar que o seu trabalho não está bom o suficiente, que a ideia não está bem desenvolvida, que você não é um bom escritor, ou que ninguém vai gostar do seu material fazem parte de uma lista de inseguranças que podem gerar bloqueios criativos.
Nessas horas, é importante desenvolver o seguinte raciocínio: minha crítica está impedindo meu trabalho de continuar? Se o perfeccionismo e a autocrítica se tornarem obstáculos, então está na hora de buscar uma nova perspectiva.
4. Dificuldade em fazer uma escolha
O excesso de informação ou a falta de direcionamento são elementos que constantemente provocam bloqueios criativos. Nesses casos, o escritor se encontra em meio a tantas possibilidades que não sabe muito bem para onde ir.
Quando isso acontece, a melhor estratégia geralmente é escolher uma opção e experimentar. Nenhuma história existe antes de ser escrita e você nunca vai saber se aquela opção é boa ou ruim até colocá-la no papel.
5. Medo do sucesso
O medo do sucesso parece um mito da carochinha. Como é possível alguém ter medo de ser bem sucedido? Porém, ele existe e por parecer uma ideia tão absurda, muita gente tem dificuldade em identificá-lo.
Geralmente, o medo do sucesso está atrelado a duas coisas: a exposição do seu material para outras pessoas ou a possibilidade do vazio ao atingir seus objetivos.
No primeiro caso, o desafio para o escritor é enfrentar a possibilidade de que outras pessoas lerão seu trabalho, conhecerão mais sobre ele e irão julgá-lo, seja de forma positiva ou negativa.
No segundo caso, o problema a ser enfrentado é da realidade do sucesso não ser igual à expectativa ou de que o sucesso uma vez alcançado não poderá ser repetido.
O que fazer diante de um bloqueio criativo
O primeiro passo para enfrentar um bloqueio criativo é não entrar em pânico. Respire fundo e fique atento a qualquer tipo de julgamento autodestrutivo.
Um bloqueio nada mais é do que a sua mente te avisando de que alguma coisa está errada. De maneira alguma significa que você não é talentoso, que perdeu o seu dom, que nada do que você escreve é bom o suficiente, nem nada do gênero.
Em seguida, procure entender o que está acontecendo. A parte mais importante para quebrar um bloqueio criativo é identificar o problema e descobrir porque você está bloqueado.
Procure tirar um momento e buscar entender o que está acontecendo na sua vida com um todo, a fim de estudar o que pode estar te bloqueando. Isso ajudará e muito a identificar qual a estratégia ideal para solucionar o seu problema.
Como superar bloqueios criativos
Após identificar o que pode estar provocando o seu bloqueio, é importante desenhar uma estratégia para superá-lo. A seguir, separamos oito maneiras para enfrentar esse bloqueio criativo e melhorar suas habilidades de escrita.
1. Pesquise sobre o tema
Muitas pessoas subestimam o poder que uma boa pesquisa tem. Afinal, estar empacado em uma história pode ser simplesmente um problema de referência. Quanto mais embasado estamos sobre uma determinada temática, mais fácil fica escrever um texto.
Por isso, procure pesquisar bastante sobre o assunto, ler diferentes referências e estudar a fundo o tema sobre o qual você está escrevendo. Essa é uma excelente estratégia para adicionar novas informações ao seu cérebro e auxiliar na formulação de novas ideias.
2. Busque inspiração
A motivação é um fator que está diretamente ligado a nossa criatividade. Ficar em dúvida quanto ao trabalho que se está executando ou se sentir desmotivado com um projeto pode ser a fonte do seu bloqueio criativo.
Uma dica importante é identificar fontes de inspiração. Leia um autor ou um artigo de um site que você admira, pesquise sobre a trajetória de sucesso de alguém que tem um perfil parecido com o seu e visualize a sua jornada de crescimento. Isso ajuda a encontrar motivação e inspiração para seguir em frente, quebrando o bloqueio.
3. O tédio pode ser seu amigo
Para muitos escritores, o tédio é um gatilho para a criatividade. Em “Sobre a Escrita”, o grande autor Stephen King relata que uma das estratégias que ele utilizava para quebrar bloqueios criativos era caminhar no meio da floresta, sem ouvir música nem nada, pelo simples fato de que a atividade lhe provocava grande tédio. Isso fazia com que ele fosse praticamente obrigado a ter alguma ideia interessante para se manter entretido.
4. Faça uma pausa
Escrita é um trabalho que ocupa a mente. Estresse, sobrecarga e pressão são dois elementos que atrapalham o nosso raciocínio, nos esgotam mentalmente e dificultam o processo criativo.
Nossa mente tem a tendência de ser preguiçosa, escolher caminhos óbvios e respostas prontas. De maneira geral, ser criativo exige energia, para que seja possível ultrapassar essa barreira natural. E, se você está cansado, fica muito difícil fazer isso.
Cada um tem o seu processo criativo, porém, as melhores ideias geralmente surgem quando menos esperamos. Por isso, não adianta muito ficar forçando a sua mente. De um tempo para você, faça uma pausa, tire o peso do estresse e do cansaço antes de voltar a trabalhar. Isso com toda certeza fará com que o trabalho flua com mais facilidade.
5. Se desafie com exercícios de escrita criativa
Uma estratégia importante para quebrar um bloqueio criativo é simplesmente sentar a bunda na cadeira e escrever. Escreva qualquer coisa que lhe venha à mente, seja um diário, um desabafo ou uma história qualquer.
Esse tipo de estratégia serve para te ajudar a entender o que pode estar te bloqueando, qual a relação você está tendo com a escrita e que obstáculos está enfrentando no momento.
Se ainda sim nada lhe vem à mente, você pode se desafiar com exercícios de escrita criativa. Escolha uma música que você goste e escreva uma história inspirada nela. Abra o dicionário, escolha 5 palavras aleatórias e escreva um conto que contenha cada uma delas. Escolha um objeto em seu quarto e escreva uma história sobre ele.
As possibilidades são enormes, e a grande vantagem é que isso pode quebrar o bloqueio e desencadear uma ideia nova em sua mente.
6. Elimine elementos de procrastinação
A procrastinação é um buraco negro para quem está bloqueado. A sensação da página em branco ou da falta de ideias provoca sentimentos terríveis e é muito mais fácil fingir que eles não estão ali do que de fato encarar o problema.
Por isso, uma dica é eliminar elementos de procrastinação para evitar fugas que não vão contribuir em nada para sua evolução. Afaste um pouco do celular, desligue a internet e procure focar nas estratégias para quebrar o bloqueio criativo.
7. Dê uma segunda chance ao rascunho
A autocobrança é uma fonte bastante popular de bloqueio criativo. Muitos escritores começam a ter dificuldades de construir novas ideias por acreditarem que aquilo que estão trabalhando não está bom o suficiente ou não vale a pena ser escrito.
Tenha em mente que nenhum rascunho jamais será tão bom quanto o resultado final. É injusto comparar obras finalizadas a trabalhos que ainda estão em estágios iniciais.
Dê uma oportunidade para a história, mesmo que ela não pareça muito boa em princípio. Trabalhe aquela ideia com o tempo, igual um diamante bruto. Revise a história, encontre furos e construa soluções para eles. Nenhum autor faz uma obra de arte de primeira. Não julgue seu rascunho com tanta rigidez.
8. Tenha um bom hábito de leitura
Basicamente todo escritor de sucesso irá lhe oferecer um conselho em comum: leia bastante. É muito difícil escrever bem se você não tem o hábito de ler.
A leitura ajuda a trazer ideias novas, conhecer estilos diferentes, encadear ideias, aguçar a criatividade, ampliar o seu vocabulário e fortalece diversas habilidades relacionadas à escrita.
Escritores com bons hábitos de leitura possuem maior facilidade em quebrar bloqueios criativos. Leia coisas que você gosta, se desafie a ler conteúdos fora da sua zona de conforto, crie metas e torne isso parte do seu dia a dia.
Qual a sua estratégia favorita para quebrar os bloqueios criativos? Confira também nossas dicas de como ser mais criativo na hora de escrever e continue a desenvolver sua criatividade!