Um roteiro de cinema nada mais é do que um filme na versão escrita. Trata-se do processo inicial de uma produção audiovisual, um guia, que contém absolutamente tudo que é visto nas telas, só que de forma escrita.
Um roteiro de cinema é onde uma produção cinematográfica começa. Ele é parte essencial de um filme, o que não quer dizer que seja uma tarefa simples. Afinal, como transformar suas ideias em um filme?
Com o intuito de te ajudar a facilitar o processo de criação de um roteiro de cinema, criamos esse artigo. Nele, você saberá porque o roteiro é tão importante, qual a sua função e como elaborar um bom roteiro de cinema. Vamos lá?
Qual é a função de um roteiro de cinema?
O roteiro de cinema é como uma rota para o filme. Ele é a base de qualquer produção audiovisual. Afinal, é o roteiro que conduz todos os envolvidos na produção durante a sua execução. E tudo o que for relevante e necessário para o filme deve estar presente no roteiro.
Em termos práticos, o roteiro de cinema é um documento composto por um conjunto de cenas, que compõem o início, meio e fim de uma história, como também a maneira como ela será contada.
Sendo assim, o roteiro precisa mostrar não só a sequência de ações dos personagens que compõem a história, mas também descrever cenários, diálogos, descrições de câmera, sons e todos os elementos que serão vistos na produção final.
Como elaborar um roteiro de cinema?
Um roteiro precisa guiar quem o lê, de forma a mostrar a história e o modo como ela deverá ser contada para os profissionais envolvidos em sua produção. Sendo assim, é fundamental mostrar absolutamente tudo o que for relevante para a compreensão da produção como um todo.
De maneira geral, existem algumas dicas e concepções que devem ser levadas em conta na elaboração de um roteiro de cinema. São elas:
1. Pesquise e planeje
Para escrever um roteiro, você precisa conseguir colocar as suas ideias no papel. O foco é transformar essas ideias em uma história repleta de personagens bem desenvolvidos e de um excelente conflito.
Parte desse processo envolve considerar o público-alvo do seu filme para a construção do seu roteiro. Para que tipo de pessoa estou construindo essa produção?
Dessa forma, o primeiro passo para a elaboração de um roteiro é fazer uma pesquisa sobre o tema o qual você deseja produzir. Isso serve para te dar mais ideias na criação da sua história.
2. Foque na construção dos personagens
Um bom filme precisa de personagens consistentes. Afinal, não há história sem personagens.
Seus personagens precisam estar dentro da curva dramática. Busque trazer complexidade e profundidade, fazendo com que eles se pareçam com pessoas reais.
Suas personalidades, qualidades e falhas devem fazer parte da história e refletir na maneira com como eles agem. Lembre-se também de criar um arco, ou seja, construir um processo de evolução e aprendizado do personagem na história.
Quanto mais realistas forem seus personagens, maior identificação você conseguirá atingir do público que assistirá o filme.
3. Crie um conflito bombástico
A nossa vida é repleta de conflitos, e em um roteiro de cinema eles também devem, obrigatoriamente, aparecer. Definir o conflito da história é fundamental, pois ele será a base para o desenvolvimento da narrativa.
Toda história começa com uma quebra de expectativa, uma virada no status quo. Sendo assim, o conflito da história geralmente acontece em razão do não cumprimento dos objetivos, desejos e necessidades do personagem.
Dessa forma, o personagem principal precisará superar o conflito, dando o propósito para a narrativa.
Você também precisará definir se o conflito do personagem será interno, que acontece entre o personagem e ele mesmo, ou externo, entre o personagem e outro elemento do filme, seja um personagem ou uma situação. Boas histórias geralmente misturam os dois.
4. Use a curva dramática
A curva dramática é aquela que conduz a emoção dos telespectadores enquanto eles assistem ao filme. Dessa forma, ela irá desenvolver toda a situação dramática sempre contendo início, complicação, clímax, resolução e relaxamento, e, por último, a conclusão.
E é por toda essa curva e esses elementos dela que o seu protagonista deverá passar, sempre envolvendo o tempo da narrativa, a tensão e a intensidade do conflito.
5. Escreva um resumo sobre a história
Após pesquisar, planejar e criar seus personagens e seu conflito, o processo seguinte é construir um argumento. Ou seja, você deve fazer um resumo do roteiro, como se fosse uma espécie de uma sinopse da história.
Coloque no papel o resumo da sua história para você poder trabalhá-la no roteiro. Isso facilitará o processo de escrita, assim como o desenvolvimento dela.
Alguns roteiristas, no entanto, não gostam de escrever o resumo antes de terem um rascunho pronto. Nessa metodologia, o resumo entra como parte do processo revisional do roteiro, trazendo vida à obra.
6. Construa o esqueleto do seu roteiro
A escaleta é a estrutura do seu roteiro. Depois de tudo o que você já fez, está na hora de criar um esqueleto para o seu roteiro, de forma a resumir cada cena. Isso criará um desenvolvimento e uma ordem para a história, o que auxiliará o roteirista a ordenar as cenas do filme.
7. Por fim, escreva o roteiro
Você já tem praticamente tudo resolvido e desenvolvido, dessa forma agora só falta a maior parte: escrever o roteiro.
No roteiro, será adicionado a tudo o que você já fez as descrições, os detalhes e os direcionamentos para outros departamentos.
Para conseguir construir um roteiro, você pode utilizar o Word ou recorrer a softwares para criação de roteiro como o Celtx ou o Story Writer, ambos gratuitos.
Como se faz um roteiro simples
Para fazer um roteiro simples de cinema, é necessário que a história seja construída em três atos.
Cada ato é construído de forma independente, no entanto quando juntos, eles criam um arco único e completo da história.
Primeiro ato
Esse ato é caracterizado como o início da história. É nele que você apresentará a história, o mundo dela e os personagens.
Também, mostre o tom e gênero da história. Além de introduzir, ao final do ato, o acontecimento do conflito.
Segundo ato
O segundo ato é o mais importante da história. Afinal, é nele que terá o desenvolvimento da jornada do protagonista mediante o conflito. Também são mostradas as subtramas nesse segundo ato.
Ele terminará quando chegar próximo a resolução do seu conflito.
Terceiro ato
No terceiro ato acontece a resolução da história. Nele, acontecem as reviravoltas da narrativa e o confronto final. E tudo isso para que o protagonista alcance seu objeto, além de solucionar seu conflito.
Esse ato tende a ser mais condensado, de forma a ser mais rápido do que os anteriores.
Qual a estrutura de um roteiro de cinema
Sem um roteiro de cinema não existe um bom filme. Portanto, após saber como elaborar um roteiro, você deve efetivamente escrever um.
O formato mais utilizado na escrita de roteiros atualmente é o Master Scene. Ele permite que cada página seja o equivalente a um minuto de filme, assim como possuir:
Cabeçalho
O cabeçalho de cada cena é responsável por anteceder cada nova cena. Além disso, ele informará o número da cena, onde ela se passará e o tempo em que ela se passará.
Ação
Essa estrutura se caracteriza por uma descrição do que ocorre na cena, seja a caracterização dos personagens ou de suas ações, assim como apresentar as características do espaço no qual a cena ocorre.
Diálogos
O diálogo é a fala dos personagens. Para isso, coloca-se o nome do personagem antes da sua fala para indicar quem está realizando essa ação.
Transição
A transição indica o corte entre uma cena e outra. Dessa forma, ela serve para guiar os profissionais de edição, para eles saberem quando uma cena deve terminar e outra iniciar.
Tipos de roteiro de cinema
Sabemos que há diversas produções audiovisuais, dessa forma há variados tipos de roteiros. Não há um modelo padrão de roteiro de cinema, mesmo que o mais usado e mais profissional seja o Master Scene, também se pode usar outros.
Há alguns modelos de roteiro que podem ser usados como roteiros de cinema:
- Roteiros de vídeos institucionais;
- Roteiros profissionais;
- Roteiros simples;
- Roteiros de séries.
Você pode definir o roteiro de cinema que desejar para sua produção cinematográfica. Mas sempre lembre-se de que quanto mais completa estrutura, melhor será a forma de como você contará e mostrará a sua história.
O que achou sobre nossas dicas para a produção de um roteiro de cinema? Confira também onde estudar cinema no Brasil e continue aprendendo sobre o assunto!