Referências bibliográficas ABNT – Guia Atualizado | 2021

Um dos elementos estruturais e obrigatórios de trabalhos acadêmicos são as referências bibliográficas. Tratam-se de elementos pós-textuais obrigatórios e que devem estar de acordo com as normas ABNT em qualquer trabalho de cunho acadêmico.

As referências bibliográficas são uma relação que detalha todas as obras consultadas e utilizadas durante a elaboração e a escrita de um trabalho. Além disso, devem seguir o padrão imposto pela norma ABNT NBR 6023, a responsável pelas recomendações para a elaboração de referências dos materiais utilizados.

Visto a importância de conhecer a NBR 6023 e sua utilização para escrever as referências bibliográficas de trabalhos acadêmicos, aprenda agora, de forma prática, como fazer referências bibliográficas seguindo as normas ABNT. Vamos lá?

Promoção relâmpago de 24 horas! Cursos a partir de R$ 25,99 cada

NBR 6023: a norma das referências bibliográficas

Entender e conhecer a NBR 6023 é fundamental para qualquer pessoa que está escrevendo e produzindo textos e documentos que precisam de referências bibliográficas. Isso se dá, pois, essa norma tem o objetivo de estabelecer elementos e diretrizes para as referências bibliográficas.

Segundo a NBR 6023 atualizada em 2018 da ABNT, página 3, referência é o “conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual”. 

As referências são necessárias e decisivas para fundamentar um trabalho científico e acadêmico, assim como referenciar trabalhos e evitar questões como plágios.

referências bibliográficas ABNT

Como fazer referências bibliográficas de acordo com a ABNT?

Para construir a estrutura de referências bibliográficas de acordo com a ABNT, é necessário atentar-se a algumas regras. De acordo com elas, as referências sempre irão possuir elementos essenciais, assim como também podem precisar de elementos complementares.

Elementos essenciais são compostos pelas informações indispensáveis para conseguir identificar uma fonte. Já os elementos complementares são aqueles que ajudam na caracterizam dos documentos, no entanto sem eles continua sendo possível reconhecer a fonte.

Ambos precisam ser apresentados em uma sequência padronizada, sendo, primeiro, necessário exibir os essenciais e depois os complementares.

Elementos essenciais de uma referência bibliográfica 

Para a construção de uma referência bibliográfica que siga as normas ABNT é necessário que ela apresente elementos essenciais. Esses elementos são obrigatórios e é por meio deles que o leitor consegue identificar a obra que foi citada e utilizada para a construção do texto.

Autoria

A autoria é o mais importante para uma referência bibliográfica. Dessa forma, ela é o primeiro elemento que aparece em uma referência. É necessário indicar o sobrenome do autor, em caixa alta, seguido do seu prenome, que pode ser abreviado ou não: BOSI, Alfredo.

Quando há dois ou mais autores, seus nomes devem ser separados entre si por ponto e vírgula e seguidos de espaço: HOLMAN, Luke; STUART-FOX, Devi; HAUSER, Cindy.

Se o autor for apenas organizador da obra, deve-se constar (Org.) após seu prenome: FERREIRA, L. P. (Org.). 

Assim como, em referências nas quais entidades são responsáveis pela obra coloca-se o nome da entidade em letra maiúscula: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.

Título e subtítulo da obra

O título da obra deve ser apresentado logo após a autoria. Utilizam-se letras minúsculas para o título, assim como ele precisa ser destacado por meio de recursos tipográficos como negrito, itálico ou sublinhado: BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira.

Se a obra possuir subtítulo, ele deve ser apresentado depois de dois pontos e sem recursos tipográficos: FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido.

Número da edição

Caso o número da edição conste no documento, é necessário transcrevê-lo em forma de abreviatura do número ordinal e da palavra edição. Isso sempre deve acontecer no idioma do documento, portanto referências em inglês serão diferentes de referências em português:

  • WOHLFART, João Alberto. Fundamentos dialéticos da Pedagogia do oprimido. 1. ed.
  • LUCAS, G. The Wonders of the Universe. 2nd ed.

Imprenta (Local da edição, editora e data da publicação)

Na imprenta é necessário conter três informações distintas. O local da edição representa-se por ser a cidade que consta no documento. No entanto, na ausência do nome da cidade, é indicado o estado ou país de origem.

Se não há um local indicado, mas é possível identificá-lo, então deve-se escrever a cidade entre colchetes. No entanto, se não for possível identificar o local de publicação no documento, é necessário utilizar a expressão sine loco abreviada e entre colchetes [S.I].

O nome da editora ou da instituição responsável pela publicação é indicado sem a designação de natureza jurídica ou comercial. Se não for possível identificar a editora, é necessário usar a expressão sine nomine abreviada e entre colchetes [s. n.]. 

Já o ano de publicação precisa ser referenciado em algarismos arábicos e se não possuir nenhum no documento, o suposto ano ou década devem ser indicados entre colchetes.

  • BOSI, Alfredo (Org.). O conto brasileiro contemporâneo. 3. ed. São Paulo: Cultrix, 1978.
  • Portanto, uma referência com apenas um autor será composta desta forma:
  • AUTOR DA OBRA. Título da obra: subtítulo. Número da edição. Local de Publicação: Editor, ano de publicação. 
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

como publicar um livro

Elementos complementares de uma referência bibliográfica

Outros elementos podem ser utilizados em sua referência como forma de complementá-la. São eles:

  • Descrição físicas, como número de páginas ou volumes, ilustração e dimensão;
  • Série ou coleção;
  • Notas especiais;
  • ISBN.

Número de páginas, volume e fascículo

Você pode completar sua referência de livros ou monografias escrevendo, ao final dos elementos essenciais, o número de páginas totais que a referência possui, assim como o volume e o fascículo. Para referenciar o número total de páginas de um documento é só escrever o número arábico seguido de p. : SILVA, Maria. Guia prático do alfabetizador: estudo de caso. Rio de Janeiro: Etna, 2000.95 p.

Quando o documento utilizado para referência tem apenas uma parte sua utilizada para consulta, um número específico de páginas, é necessário identificar isso na referência bibliográfica. 

Portanto, deve-se indicar os números de páginas inicial e final:  FREIRE, Ana Maria Araújo. A voz da esposa: a trajetória de Paulo Freire. Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Cortez, 1996. p. 27-67

A indicação de volumes e de fascículos também pode ser feita utilizando v. para volumes e n. para fascículos. Ressaltamos que esses aspectos são recorrentes em referências bibliográficas de artigos de periódicos.

Referência bibliográfica de um capítulo de livro do mesmo autor

Toda referência bibliográfica seguirá a estrutura que apresentamos acima. No entanto, essa estrutura é para referências de documentos como um todo, já para referências feitas a partir de uma parte de um documento é necessário acrescentar alguns elementos.

Para isso, é necessário apresentar o título e subtítulo do capítulo a ser referenciado, a expressão “in:” e o nome do livro destacado por algum recurso tipográfico.

  • JORDÃO, C. Pedagogia de Projetos e Língua Inglesa. In: Tendências Contemporâneas para o ensino de Língua Inglesa, Campinas: Pontes Editores, 2014. P.17-52.

Como fazer referências bibliográficas de sites?

Há três tipos de referências online que você pode fazer de acordo com as normas ABNT.  E em todas elas é obrigatório apresentar o autor ou nome da organização, título, local da publicação (se houver), data (se houver), endereço eletrônico e data de acesso ao documento.

Sempre que o endereço eletrônico for informado, é necessário acrescentar “Disponível em:” antes do site. E para inserir a data de acesso, você precisa acrescentar “Acesso em:” e inserir o dia, três letras do mês abreviadas e o ano.

Referências de artigos ou matérias de jornal

Essas referências abrangem matérias de jornais que apresentam sua versão eletrônica. É possível que o autor da matéria não seja reconhecido, portanto, não é obrigatório apresentá-lo.

No entanto, é obrigatório: o título da matéria, nome do jornal em negrito, cidade da publicação e data. Disponível em: <URL>. Acesso em: data do acesso.

  • SÃO Paulo detecta primeiro caso da variante de Manaus em paciente que não esteve no Amazonas. Estadão, São Paulo, 13 de fev. de 2021. Disponível em: <https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,sao-paulo-detecta-primeiro-caso-da-variante-de-manaus-em-paciente-que-nao-esteve-na-capital,70003615996> . Acesso em: 13 de fev. de 2021.

Referências de artigos ou matérias de site

Quando um site não apresenta um jornal impresso, é considerado um site de matérias. Ele também não precisa obrigatoriamente do nome do autor, mas é obrigatório: o título da matéria, nome do site em negrito, ano. Disponível em: <URL>. Acesso em: data de acesso.

Referências de homepage

Quando você não deseja citar uma matéria específica, mas sim o site inteiro ou uma parte do site, isso é chamado de referência de homepage. Essa homepage pode ser um site que não é especializado em matérias ou jornalismo, mas alguma informação se faz pertinente para a escrita do seu trabalho acadêmico.

Para isso, deve-se utilizar a estrutura de: AUTOR OU ORGANIZAÇÃO. Nome do site (em negrito), ano (caso você não encontre a data de publicação, pode usar o ano de copyright do site, é só necessário escrever a data depois de um “c”). Ementa (descrição da página a qual irá se referir). Disponível em: <URL>. Acesso em: data de acesso.

Como fazer um artigo científico

Como referenciar um livro eletrônico ou um livro em PDF?

Ao citar um livro que esteja em seu formato eletrônico ou PDF, a referência bibliográfica seguirá a mesma estrutura de outra referência física, assim como de referências online. Dessa forma, para e-books é necessário informar a URL e a data de acesso e “E-book” após a referência.

Para livros em PDF, ou até mesmo e-books, nos quais a numeração das páginas não está disponível, deve constar essa “paginação irregular”.  Portanto, se não houver numeração das páginas, é necessário depois de “E-book” inserir entre parênteses “não paginado”.

  • DARWIN, Charles. A Naturalist’s Voyage Round the World: The Voyage of the Beagle. London: John Murray, 1913. E-book (não paginado). Disponível em:< http://gutenberg.net.au/ebooks/fr100126.html.>. Acessado em 14 de fev. de 2021. 

Promoção relâmpago de 24 horas! Cursos a partir de R$ 25,99 cada

Qual a formatação das referências bibliográficas?

Além da construção das referências ter que seguir as regras ABNT, a formatação delas também precisa seguir essas regras. Quando colocadas em uma parte pós-textual, no fim de um texto ou capítulo, o título “Referências bibliográficas” precisa estar em caixa alta, em negrito e centralizado.

Já as referências propriamente ditas precisam estar alinhadas à esquerda, em fonte tamanho 12 (Times New Roman, Verdana ou Arial) e com espaçamento 1 entre elas.

Além disso, as referências podem estar localizadas em notas de rodapé, apresentando a estrutura padrão, mas sendo antecedidas por um sistema numérico. 

Regras da ABNT para as referências bibliográficas

Ao seguir a estrutura que a ABNT impõe às referências bibliográficas, segue-se também a regra de que os elementos essenciais e complementares das referências precisam seguir uma sequência padronizada.

Dessa forma, é seguindo a estrutura e se atentando aos exemplos que apresentamos nesse artigo, que você conseguirá fazer e compor uma referência.

Além da estrutura, também é necessário seguir a formatação das referências. E isso para que seu trabalho acadêmico seja correto e respeite as normas ABNT.

Agora que você já sabe como fazer as referências bibliográficas de acordo com a ABNT, conheça também o passo a passo para a construção de um artigo científico e continue estudando mais sobre o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *