Os e-books, ou livros digitais, tornam a literatura algo acessível, prático e mais barato para os leitores. Além disso, eles possibilitam maiores vendas para autores e editoras, como também são uma excelente ferramenta de marketing digital para empresas.
Sabendo da importância e do mercado crescente de e-books, nesse artigo iremos esclarecer algumas dúvidas sobre como criar um e-book, qual a estrutura ideal de um e-book, tipos de ebook, formatação, além de apresentar boas práticas para construção desse tipo de arquivo. Confira!
Para que serve um e-book?
Um livro é um texto manuscrito, com ou sem imagens em suas páginas, que contam histórias e nos proporcionam conhecimento, ou ambos ao mesmo tempo.
Desse modo, um e-book também é um transmissor de conhecimentos, mas em versão digital. Por isso, além de passar pelo mesmo processo editorial de um livro físico, os e-books precisam estar em um formato adaptável para serem lidos em computadores ou dispositivos móveis.
Além disso, por apresentarem um formato mais flexível, os e-books também podem ser usados em planejamentos de marketing digital. Afinal, os livros digitais disseminam conteúdos e educam o leitor de forma simples, eficiente e estratégica.
E-books e o marketing digital
Um dos objetivos do marketing digital é atrair potenciais clientes. Um fator que pode potencializar essa busca é obter informações de potenciais clientes, os leads, assim como construir uma lista de e-mail para disparar e-mails marketing do seu negócio.
Algo que pode contribuir com o aumento de leads para sua empresa são os e-books. Esses livros digitais são materiais ricos em informações sobre assuntos específicos que podem ter seu download gratuito oferecido como uma espécie de troca por algumas informações do público.
Ou seja, enquanto seu público irá usufruir de um material que agregará o conhecimento que ele busca, você terá acesso a informações pessoais deles que devem ser utilizadas nas suas estratégias de marketing.
Como escrever um e-book?
Quando falamos em e-book como parte da sua estratégia de marketing, tenha sempre em mente escrever um conteúdo com uma linguagem simples e objetiva. Dessa forma, isso garante que o conteúdo seja compreendido pelo público.
Além disso, defina seu nicho, conheça o conteúdo e escreva, com propriedade, sobre algo que o mercado busca. Não se esqueça de utilizar de recursos visuais para atrair o público para fazer o download de seu e-book e deixá-lo mais interativo.
Qual o tamanho ideal de um e-book?
O e-book no marketing serve para educar o leitor, fazer com que ele entenda mais sobre determinado assunto e descobrir como solucionar problemas. No entanto, o formato de um e-book de marketing é consideravelmente menor que versões digitais de livros literários.
Enquanto um livro de 100 páginas tem cerca de 50 mil palavras, por exemplo, e-books tendem a variar entre 2 mil a 5 mil palavras. Caso contrário, ficam grandes demais para encaixar em uma estratégia de marketing.
Como criar um e-book de sucesso?
Como criar um e-book não é um processo simples, e torná-lo um sucesso também não é. Mas para isso, temos algumas dicas que facilitarão o processo de escrita para que o seu e-book torne-se um sucesso.
Tema
O mais importante da escrita de um e-book é a escolha do tema. A escolha do tema precisa considerar quem é a sua persona, assim como a abordagem da sua estratégia de marketing.
Como o objetivo do seu e-book será gerar leads, então o tema precisa contribuir para que o usuário se interesse por ele o suficiente para inserir seus dados, baixá-lo, lê-lo e depois dialogar com a sua empresa.
O tema deve entrar nas etapas de topo ou meio do funil, de forma que ele converse com o conteúdo de seu site e faça com que o leitor entenda o seu produto como forma de solucionar o problema trabalhado no e-book. Desse modo, fica mais fácil gerar leads.
Briefing
O briefing é a etapa em que todas as decisões em relação ao e-book serão tomadas, o que inclui qual será a estrutura, conteúdos explorados, tópicos, abordagem, links internos e externos, tamanho do livro digital e qual será seu formato final.
Escrita do texto
Definidas todas as características do e-book, agora é a hora da escrita. Para isso, você pode escrever ou contratar um redator freelancer para cuidar dessa parte.
Caso você opte por contratar um redator, lembre-se que você precisa passar todas as diretrizes e objetivos do seu e-book para que ele possa trabalhar na escrita do material da melhor forma possível.
Diagramação
Com a parte textual pronta, agora o foco é na parte visual. A diagramação também pode ser responsabilidade sua ou de um designer contratado.
Nessa etapa, deve-se considerar que o e-book se adeque a computadores ou dispositivos móveis sem perder sua qualidade visual e sem prejudicar a leitura. É necessário incluir elementos visuais que conversem com o texto, deixando-o mais interativo e compreensível.
Com a diagramação terminada, o arquivo precisará apresentar um formato legível, sendo o mais popular deles o PDF.
Ferramentas para criar um e-book
Há um ditado que diz “não julgue um livro pela capa”, no entanto não podemos negar que um design atraente e bonito irá ganhar o interesse dos leitores. Isso porque, como o e-book é uma ferramenta educacional, é importante ter um aporte visual, que complementa o texto e ajude na absorção do conteúdo.
Por isso, além do conteúdo ser bem escrito, relevante, informativo e compreensível, o design do e-book também deve ter a atenção dos seus redatores. Para isso, você tem duas opções de como fazer o visual de seu e-book: optar por terceirizar esse serviço ou fazê-lo você mesmo.
Caso você escolha um profissional para criar um visual para seu e-book e diagramá-lo, você pode contratar um designer freelancer. No entanto, saiba que você poderá ter que desembolsar algo em torno de R$500,00 a R$1.000, dependendo do tamanho do material. Outra opção é utilizar sites e ferramentas gratuitas, que permitem que você realize esse processo você mesmo, de forma menos profissional e elaborada.
Canva
O Canva é uma plataforma parcialmente gratuita que permite que seus usuários criem e produzam conteúdos visuais para diversos fins.
Ele é mais voltado para artes gráficas e não possui muitas imagens. Se você gosta de utilizar imagens, como fotos, você pode pegá-las em um banco de imagens gratuito e editá-las no Canva.
No entanto, ele é recheado de templates, elementos, músicas e vídeos para você criar conteúdos interativos e belíssimos para seu e-book.
Banco de imagens gratuito
Ao escolher imagens para ilustrar seu e-book não se esqueça dos direitos autorais. Ou seja, você não pode sair pegando qualquer imagem que você tenha achado bonita pela internet e usar em seu livro.
Ao fazer isso, você dará a entender que aquelas imagens são propriedade sua, o que pode gerar um processo caso o autor veja e reivindique a autoria. Para evitar dor de cabeça e problemas judiciais, procure suas imagens em bancos de imagens gratuitos.
Esses bancos possuem imagens tanto gratuitas, quanto pagas. As imagens gratuitas podem ser utilizadas para qualquer finalidade e quantas vezes você desejar. Dentre os mais famosos há o Pexels, Pixabay, Unsplash e Rawpixel.
Programa de edição de design
Para quem quer fazer algo mais elaborado, existem programas de edição que permitem a estilização de um e-book de maneira mais profissional. No entanto, não são softwares gratuitos nem simples de utilizar, exigindo um pouco de estudo e conhecimento técnico.
O Photoshop, Illustrator e o CorelDraw são os mais populares do segmento e oferecem recursos bastante interessantes para a elaboração de peças gráficas. Para quem deseja trabalhar com redação para web, é interessante entender o básico de como essas plataformas funcionam.
Estrutura de um e-book
Para criar um e-book é necessário seguir uma estrutura que exponha o conteúdo ao leitor de forma que ele sinta-se guiado ao longo da leitura. Para isso utilize a seguinte estrutura:
- Capa;
- Índice;
- Capítulos ou tópicos;
- Referências.
Cada uma apresenta sua relevância para o e-book. A capa será o atrativo para o material, além de passar ao leitor uma ideia geral sobre ele. O índice apresentará ao leitor o que será tratado ao longo do texto, os títulos guiarão o leitor e as referências são o embasamento teórico que você teve.
Dicas para escrever um e-book
Tenha um cuidado muito grande em relação a toda a parte visual do livro. Comece por uma capa que dê credibilidade para seu e-book e escolha um título bastante chamativo.
Além disso, utilize fontes de letra legível e com tamanhos legíveis e que combinem com a paleta de cores do livro. Não se esqueça também de usar imagens que conversem com seu conteúdo.
Também revise tanto a parte textual quanto a visual, para se certificar de que o material está bem elaborado e não se esqueça de converter o arquivo de seu e-book para formatos acessíveis e consistentes, como PDF.
Com seu livro pronto e diagramado, não se esqueça de divulgá-lo para seus clientes e leads e disponibilizá-lo de forma estratégica em seu site.
As vantagens do e-book
A principal vantagem de um e-book em sua estratégia de marketing digital é que ele proporcionará para seus leitores um maior aprofundamento sobre determinada temática, o que artigos de sites ou blogs não conseguem.
Isso facilitará a geração de leads, uma vez que educa o leitor sobre a solução de um problema, ao mesmo tempo que oferece credibilidade para a sua empresa.
O que achou das nossas dicas de como criar um e-book? Confira também como escrever corretamente e aprimore suas habilidades na escrita!